setembro 18, 2007

Viagem: Arraial DAjuda | Bahia - Brasil

Viagem: Arraial D'Ajuda | Bahia - Brasil

Arraial D'Ajuda. Paulistas, israelenses, cariocas, holandeses... no sobe-e-desce da Rua do Mucugê, seja na volta da praia ou no passeio noturno, a mistura de povos e origens dá o tom ao Arraial D'Ajuda.

Com tanta gente diferente - visitando ou ficando de vez - a vila reuniu com charme as influências dos quatro cantos do mundo. Tem loja indiana, bar baiano, restaurante tailandês... tudo, porém, respeitando natureza, as coloridas construções têm pouquíssimas paredes e as árvores fazem parte da decoração.

Separada de Porto Seguro pelas águas do rio Buranhém, Arraial foi, por muitos anos, acessível apenas através de travessias de balsa. Hoje, uma estrada de asfalto liga a vila ao restante do mundo. Apesar da facilidade, pouca coisa mudou por lá - e o que mudou foi para melhor: o charme que começava a ser perdido em fins dos anos 90 foi recuperado com as melhorias na rua do Mucugê, que ganhou calçamento e muitos bares, restaurantes e lojas de bom gosto.

O fuso-horário continua o mesmo: o comércio só funciona no final da tarde e a noite só esquenta depois da uma da manhã.

Os hippies dos anos 70 transformaram Arraial d'Ajuda num pólo turístico que atende a todos os gostos. Muitos dos jovens daquela época se estabeleceram na região e, obviamente, imprimiram uma cultura forte e diversificada ao local. A arte e a culinária são os expoentes dessa miscigenação.

Para o deleite do especial público feminino, muitas lojinhas, bazares e quiosques de artesanato mesclam a cultura - principalmente européia - com a riqueza das tradições indígenas, mantidas pelos índios pataxós.

A região tem uma tradição cultural expressada por um folclore que inclui danças, músicas, comidas, rezas, benzeduras, crenças e lendas. Um outro traço importante de Arraial é o artesanato que é feito com barro, coco, cerâmica, prata, pedras, palha, contas e conchas. O Beco das Cores é ponto de parada obrigatória para as compras.

À noite essa diversidade torna-se ainda mais forte. As charmosas ruelas de Arraial - como a Broadway - são palcos do desfile dos turistas. Um calçadão somente para os pedestres, com muitos bares e restaurantes, mesas espalhadas na rua e todo tipo de comida e sons. Os colares de sementes confeccionados pelos índios misturam-se aos adereços hippies e belas obras de arte em pedras, madeira e outros materiais de artistas emergentes.
.
.
.
.
.