janeiro 19, 2008

Viagem: Garopaba | Santa Catarina - Brasil

Viagem: Garopaba | Santa Catarina - Brasil

Ancorada no litoral Sul do Estado de Santa Catarina, com 8 praias, cada qual com seus atrativos, encontra-se Garopaba. Na década de 70, a pequena vila de pescadores foi descoberta por "forasteiros" que, com suas mochilas e barracas, começaram a dar-lhe um colorido diferente. Este foi o embrião da cidade, que hoje, graças a uma legislação urbanística apropriada, ainda mantém as características da "vila" original, com casas térreas e sobrados.
Abençoada pela natureza com sua beleza, apresenta perfil ideal para o ecoturismo e a prática de esportes como: surf, windsurf, asa delta, parapente, trekking e o enduro. Para aqueles que não abrem mão de muita agitação, existem os "points" badalados da praia da Ferrugem.

Atrações
  • Baleia Franca
De julho a novembro, o litoral de Garopaba recebe visitantes muito especiais: as baleias francas (Eubalena Australis). Estes imensos mamíferos, que podem medir até 15m de comprimento e pesar aproximadamente 40 toneladas, chegam em busca de águas mais rasas e quentes para ter e amamentar seus filhotes. Geralmente, avistamos mães com seus filhotes nadando junto à costa, dando saltos acrobáticos e mostrando suas nadadeiras. As baleias francas foram caçadas até 1973 quando a última estação baleeira (Armação), localizada em Imbituba (Estado de Santa Catarina), fechou suas portas. Em setembro de 2000, foi criada na região Sul do litoral do Estado de Santa Catarina a Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca (APA). A APA tem como objetivos básicos proteger a baleia franca e garantir o uso racional dos recursos naturais da região. Algumas empresas oferecem passeios para observação de baleias (Whale whatching). É recomendável procurar uma que respeite a lei federal 7643/87 e a portaria IBAMA 117/96, que garantem a proteção das baleias contra perturbações indevidas.

  • Prainha do Negro
Localizada no extremo Sul do município de Garopaba, entre as praias do Ouvidor e Vermelha. O acesso é pelas pedras em paralelo ao costão do Ouvidor.

  • Lagoa de Garopaba
A Lagoa de Garopaba tem uma ligação natural com o oceano, formando o canal que separa a Ferrugem da Barra. Além dos peixes, também se pescam caranguejos e camarões. Ver o pôr-do-sol da lagoa é um espetáculo imperdível. Enquanto se põe atrás dos morros, o sol dá um colorido todo especial às águas. Como se não bastasse, por muitas vezes, há a participação especial dos pescadores com seus barcos.

  • Lagoa de Ibiraquera
Com suas águas tranqüilas, a lagoa de Ibiraquera é própria para a prática de windsurf, jetski, mergulho, canoagem, pesca e outros esportes náuticos. O camarão-rosa, crustáceo muito apreciado em todo o mundo, é encontrado em abundância neste ambiente, contribuindo para o enriquecimento da gastronomia local.

  • Lagoa do Siriú
Deságua na Praia Siriú e, enquanto percorre toda a serra, embeleza ainda mais a paisagem. Assim como a Lagoa de Garopaba, na Lagoa do Siriú procriam peixes e também camarões.

  • Portinho
Localizado entre as praias do Ouvidor e Vermelha, proporciona uma vista magnífica dos costões do Ouvidor até a ponta da Silveira. O acesso é pelas pedras paralelas ao costão do Ouvidor. O local é um ótimo ancoradouro para pequenas embarcações.

  • Rio Siriú
Filetes de água que descem do morro da Gamboa compõem o rio Siriú, que mais adiante deságua na Lagoa do Siriú.

  • Rio da Encantada
Começa no bairro de Ambrósio e deságua na lagoa de Garopaba.

  • Porto Novo
Localizado no extremo Sul da praia do Rosa, é o lugar apropriado para a pesca da tainha. Ali já foram arrastadas, de uma só vez, em 1974, dez mil tainhas em época de safra. Em dias de ondas fortes, também é procurado por surfistas, que atravessam a arrebentação.

  • Ilha do Coral
Bela ilha a 45 minutos de barco da praia de Garopaba. Durante a temporada são oferecidos serviços de transportes para passeios por lá.

  • Cachoeira do Macacú
Devido à ação dos raios solares nas pedras durante o dia, as águas sofrem um leve aquecimento, tornando-a agradável também à noite, seja para banho ou mergulho. No local, existe uma serraria desativada, movida a roda d'água.

  • Dunas
As praias do Siriú e do Ouvidor são cercadas por dunas, que favorecem a prática de esportes na areia. Ficam na estrada que liga Garopaba a Paulo Lopes. Está localizada a 5 km do centro, é de fácil acesso, possui uma ampla área e inclinação, ideal para a prática do sandboard. Conta com toda a infra-estrutura necessária no local. No meio-ambiente, serve como filtro físico à ação das ondas, além de fornecer reserva de areia para a praia, evitando assim, o avanço do mar.

  • Praia do Rosa
Mundialmente conhecida por receber, anualmente, a visita das baleias francas, que chegam para reproduzir e amamentar seus filhotes entre os meses de julho e novembro; e por suas ondas, bem formadas, grandes e propícias para a prática de surf. Situa-se a 70 km de Florianópolis e a 15 km do Sul de Garopaba, e é cercada por costões.
.
.
.
.
.