Viagem: Gramado | Rio Grande do Sul - BrasilGramado fica a 126km de Porto Alegre, capital do Estado do Rio Grande do Sul, e é palco de grandes eventos – como o Festival de Cinema e o de Inverno - e possuidora de uma agenda repleta de atrativos para agradar a todos gostos. O charme das ruas e dos jardins ornados com numerosas hortênsias floridas, os detalhes da arquitetura colonial, o aconchego da extensa rede hoteleira, o requinte da gastronomia, a qualidade dos produtos e serviços, a hospitalidade presente entre as pessoas, o cheiro da natureza, enfim: tudo em Gramado parece conspirar para que se viva momentos únicos de prazer. A união de sua beleza natural com as tradições italianas e alemãs – trazidas com a colonização – faz de Gramado um destino mais que charmoso e pitoresco para se conhecer e desfrutar. Ali você encontra todos os motivos para se sentir bem e querer voltar sempre.
Eventos- Festival de Cinema de Gramado
Principal evento brasileiro do gênero e um dos mais importantes da América Latina, o Festival de Cinema de Gramado acontece anualmente desde 1973, durante seis dias do mês de agosto. Atores, diretores, técnicos e visitantes prestigiam a competição, que exibe dezenas de filmes e premia em duas categorias: produções brasileiras e filmes latino-americanos, portugueses e espanhóis. A programação inclui ainda curtas-metragens, filmes independentes, workshops e palestras. As sessões acontecem no Palácio dos Festivais – que comporta 1.200 pessoas – e no Centro Municipal de Cultura. Todas as sessões são abertas ao público, que pode até mesmo participar do julgamento dos filmes.
Esse Festival reúne música, literatura, artesanato e cinema em Gramado.
Acontece entre os dias 1º de julho e 20 de setembro, fazendo da cidade a capital do inverno e da cultura. A programação prevê a realização de eventos consagrados como o Festival de Cinema e a Feira do Livro, além de novidades como o projeto Gramado Canta e Encanta. Ao todo, são mais de 50 shows musicais.
Evento com barracas de comidas e vários outros produtos típicos, artesanato, apresentações de dança e música das colônias italiana e alemã. A Festa acontece todos os anos, entre os meses de março e abril.
AtraçõesO esporte é uma das modalidades de vôo livre e chegou ao Brasil em 1989; um ano depois estava nos céus do Rio Grande do Sul. Até então, tem evoluído bastante em técnicas e equipamentos, possibilitando performances cada vez melhores. Não importam a idade nem o tipo físico para quem deseja aprender a “voar” num parapente. A grande emoção do vôo está na união das técnicas corretas aos fatores da natureza. Pode-se voar sem motor, por longas distâncias e a grandes altitudes - dois ou três mil metros, por exemplo. O que determina a duração de um vôo são as condições climáticas, sendo possível permanecer no ar por até dez horas.
Cidade em miniatura com réplicas de castelos e casas em típico estilo europeu, moinhos, praças, ferrovias e cascatas. A miniatura fica exposta permanentemente na Rua Horácio Cardoso com Rua Pedro Candiago, e está aberta à visitação de terça a domingo, das 13h às 17h.
Único museu do Estado dedicado exclusivamente a mostrar os costumes do gaúcho serrano. Foi organizado por Lúcio e Cilda Petersen durante 50 anos, e reúne peças raras da época da Revolução Farroupilha e da chamada Era do Couro. Ali é possível encontrar artefatos exclusivos como o surrão, um depósito de couro para guardar cereais, a legítima boleadeira, o tirador, a badana, o soveu e diversas peças confeccionadas em prata boliviana; tudo coletado na região de São Francisco de Paula, Bom Jesus, Lajeado Grande, Vacaria, Cambará, Canela e Gramado. No total, são mais de 1.500 objetos catalogados. Pode-se ainda, assistir a apresentação de violeiros interpretando músicas típicas dos gaúchos do alto da serra. O museu fica na Rua Augusto Zatti, 55. As visitas acontecem duas vezes por mês - todas as primeiras e terceiras quintas-feiras -, das 20h às 22h.
O primeiro desse gênero do País. Ali, o visitante pode conhecer os clássicos da perfumaria mundial. O local possui cerca de 450 frascos dos principais perfumes internacionais, apresenta dados sobre a composição, fabricante, história e as curiosidades a seu respeito. Além do Museu, o ambiente conta também com loja e fábrica de perfumes. Comercializa ainda sachets, sabonetes, xampus e condicionadores. O Museu do Perfume fica na Avenida das Hortênsias, 3662, e funciona diariamente, inclusive nos finais de semana e feriados, das 9h às 18h.
Criada por Oscar Knorr em 1940, possui Casa do Papai Noel, bosque e Mirante do Vale dos Quilombos. Está situada na Rua Bela Vista, e está aberta à visitação pública de segunda a sexta-feira, das 14h às 21h, e nos finais de semana das 10h às 21h.
ComprasLojas no centro da cidade e na estrada para Canela.
Há peças em cristal de todos os tipos, formatos e tamanhos. A loja funciona das 9h às 19h. Nos fundos, há demonstração da confecção de cristais das 9h às 19h. O acesso é feito pela RS-115, no sentido para Taquara, km37.
No centro da cidade, várias fábricas e lojas como Caracol, Lugano, Planalto e Prawer vendem o famoso “chocolate de Gramado” em barras, ramas, bombons, trufas, licores e formatos diferenciados para as crianças.
.