fevereiro 17, 2008

Viagem: Jericoacoara | Ceará - Brasil

Viagem: Jericoacoara | Ceará - Brasil

A 310 km a oeste de Fortaleza, capital do estado do Ceará, Jericoacoara possui várias das praias mais bonitas do país e é repleta de dunas e costões rochosos, coqueirais e mar de água incrivelmente azul. As belezas naturais são tantas que motivaram a criação do Parque Nacional de Ubajara e Jericoacoara, que ocupa grande área ao redor do povoado. Com ruas sem calçamento, a vila conserva o encanto e a rusticidade de uma aldeia de pescadores. Muitas de suas charmosas pousadas foram, no passado, residências dos moradores da região. Para chegar até lá, vale a pena utilizar veículos especiais, capazes de vencer os quilômetros de dunas que separam o local da estrada mais próxima; ou recorrer às linhas de ônibus que partem diariamente de Fortaleza. Descoberta nos anos 70 por hippies, Jeri, como é chamada, tem no turismo sua principal fonte de renda. Os turistas brasileiros e estrangeiros que a visitam têm a chance de aproveitar as belíssimas praias, fazer passeios de bugues pelo extenso litoral e velejar nas lagoas de águas límpidas. No final da tarde, podem assistir ao pôr-do-sol sobre uma enorme duna. E à noite, depois de apreciar a iluminação noturna, provar algumas das deliciosas receitas de peixes e frutos do mar nos restaurantes locais. Se ainda restar fôlego, o turista pode entrar madrugada adentro curtindo um autêntico forró na animação dos bares. Quem visita a praia de Jeri não pode deixar de conhecer também a cidade de Jijoca de Jericoacoara, que fica a apenas 20 km, com belezas naturais e ventos constantes que agradam especialmente aos praticantes de esportes náuticos, como o kitesurf e o windsurf.

Jericoacoara
Atrações
  • Praia de Jericoacoara
A praia de Jericoacoara, junto à vila, é uma bela enseada rodeada de dunas de areia branca e coqueiros. Tanto para o leste como para o oeste do litoral da região há uma sucessão de praias semidesertas. As águas do mar são azuis e, em vários trechos, extensos coqueirais emolduram paisagens paradisíacas. Vale a pena também conhecer as formações rochosas esculpidas pelas águas e o vento, como a Pedra Furada e a Piscina da Princesa.

  • Parque Nacional de Jericoacoara
Área de Proteção Ambiental. Sua maior atração é a praia de Jericoacoara, mas a área abrange também campos, dunas, praias de águas verdes e o singular afloramento rochoso denominado Serrote. Diversas espécies de aves, algumas delas ameaçadas de extinção, podem ser avistadas na região.

  • Passeio de bugue até Nova Tatajuba
Nova Tatajuba, a 36 km, é um vilarejo de pescadores com algumas poucas casinhas de pescadores. Foi reconstruído depois que o antigo povoado, Tatajuba, foi encoberto pelas dunas da região, que se deslocam impelidas pela ação dos ventos. O bugue sem capota trafega pela areia: percorre praias, atravessa o rio Guriú em balsa rústica, passa por enormes formações de areia e lagoas boas para banhos. No final do passeio, é feita parada em barzinho rústico para deliciosos aperitivos à beira-mar.

  • Jijoca de Jericoacoara
Em Jijoca estão a Lagoa Azul e a Lagoa Paraíso onde ventos alísios tornam o local perfeito para os esportes de vela. O acesso é através de bugue e veículos com tração nas 4 rodas que partem da vila de Jeri. As lagoas são também ótimas para banho, passeios de caiaque e mergulho com máscara, snorkel e nadadeira.

  • Pôr-do-sol sobre as dunas
No final da tarde, muita gente sobe a maior duna de Jericoacoara, com cerca de 30 m, para observar o poente.
.
.
.
.
.