março 06, 2008

Viagem: Ilha do Mel | Paraná - Brasil

Viagem: Ilha do Mel | Paraná - Brasil

A Ilha do Mel fica a 95 km de Curitiba, no distrito de Paranaguá. Possui inúmeras praias e trilhas, uma antiga fortaleza, um farol e muita diversão noturna – tudo isso dentro de seus 2.762 hectares.

As atrações mais conhecidas da Ilha são as lindas praias e uma importante reserva ecológica. O acesso é feito de barco, e a chegada se dá pela Vila de Nova Brasília – por um estreito de onde se pode ver o mar dos dois lados -, ou pela Praia Encantada.

Na Ilha do Mel, trilhas localizadas entre morros e planícies dão acesso a locais de rara beleza. O passeio impressiona não só pelas paisagens, mas também pela oportunidade de entrar em contato com a rica fauna e flora locais. Ali, até mesmo exemplares do papagaio-chauá - que está em vias de extinção - voam livremente.

A melhor época para visitas é durante o verão, entre os meses de dezembro e março, pois no restante do ano chove muito.

Atrações

Praias
  • Da Fortaleza
Ali está a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, que teve sua construção iniciada em 1766. Por lá, ainda hoje é possível encontrar armamentos da época. Do seu mirante, avistam-se as Ilhas do Superagüi e das Peças. Para chegar à Fortaleza é preciso caminhar por 1h. De barco, o percurso demora 10 minutos.

  • Do Farol das Conchas
Esta praia é, na verdade, um trapiche. Sua principal atração é o Farol das Conchas. Erguido em 1872, ele orienta os navegantes na entrada da Baía de Paranaguá. O acesso é feito a pé a partir da Vila de Nova Brasília, e leva cerca de 5 minutos. Reserva belas paisagens.

  • De Fora do Farol
É uma pequena enseada entre costões rochosos. Ali, formam-se várias piscinas naturais durante a maré baixa. A partir da vila de Nova Brasília, chega-se lá em 10 minutos de caminhada.

  • Grande
Semideserta, Praia Grande é muito procurada pelos surfistas. Fica a 25 minutos de caminhada, partindo da Vila Nova Brasília.

  • Do Miguel
Deserta, cercada de costões e vegetação nativa, forma uma belíssima paisagem. O acesso é feito a partir da Vila Nova Brasília ou da Vila das Encantadas, e leva cerca de 1h de caminhada.

  • De Fora das Encantadas
Semideserta, essa praia tem lanchonetes e bares. No costão rochoso fica a Gruta das Encantadas. A caminhada até lá toma 1h50, a partir da Vila Nova Brasília; ou 10 minutos, a partir da Vila das Encantadas.

  • Do Limoeiro
Fica ao norte e é mais deserta que as outras. Apresenta estrutura com pousadas e restaurantes. Fica a 5 minutos de caminhada a partir da Vila Nova Brasília.

  • Encantadas
Trapiche para barcos, pousadas e restaurantes. Fica a 2h de caminhada, ou 10 minutos de barco, a partir da Vila Nova Brasília.

Compras
  • Em Paranaguá
Mercado da Arte: artesanato de palha, madeira e tecelagem. Funciona diariamente das 8h às 19h. Fica na Praça 29 de julho (Rua da Praia).
.
.
.
.
.