março 26, 2008

Viagem: João Pessoa | Paraíba - Brasil

Viagem: João Pessoa | Paraíba - Brasil

A capital paraibana é uma das mais antigas do Nordeste do País. João Pessoa, ao longo de seus 400 anos, soube guardar muito bem seus tesouros históricos.

Joao Pessoa
No Parque Barroco – um dos maiores do Brasil – as ladeiras e os antigos casarões coloniais contam um pouco da trajetória dessa deliciosa cidade, que encanta os visitantes com algumas das mais belas praias do litoral brasileiro. Em contraponto às riquezas arquitetônicas seculares, surgem as edificações modernas e sofisticadas, dando a João Pessoa aquele ar de cidade de negócios. Grandes teatros, auditórios e centros de convenções fazem parte da infra-estrutura disponível na cidade; pronta para abrigar os mais variados tipos de eventos e encontros de negócios.

Eventos
  • Micaroa
Folia carnavalesca fora de época que agita numerosos foliões no mês de janeiro.

  • Paixão de Cristo
Encenação dos passos de Jesus Cristo até o calvário. Acontece ao ar livre, na Praça Pedro Américo, no mês de março.

  • FENART
O Festival Nacional de Arte (FENART) é um evento que ocorre todos os anos no Espaço Cultural José Lins do Rego, normalmente no primeiro semestre; trazendo a arte de todo o Brasil e de várias partes do mundo para a capital paraibana.

Atrações
  • Passeios de barco
O Picãozinho é uma formação de corais, em frente à praia de Tambaú, que na maré baixa forma piscinas naturais onde se pode ver inúmeros peixinhos coloridos. O acesso é feito de barco em percurso de 15 minutos. Outra formação natural, que também forma piscinas na maré baixa, é a Ilha de Areia Vermelha, um banco de areia de cerca de dois quilômetros de comprimento e um quilômetro de largura. É um ótimo lugar para banhos. Fica no município vizinho de Cabedelo, em frente a Praia de Camboinha.

  • Patrimônio histórico
O belo conjunto arquitetônico em estilo barroco formado pelo Convento de Santo Antônio e a Igreja de São Francisco tem construções do século XVIII. O altar é de talha coberta de ouro e há azulejos portugueses com motivos orientais. Transformado em centro cultural, lá são feitas exposições de arte sacra e popular. Também merecem visita as igrejas de N.S. da Guia e de N.S. do Carmo, o Palácio da Redenção e o prédio que sediou a Faculdade de Direito, todas construções do final do século XVI. Há também o Teatro Santa Rosa, de 1889, um dos mais antigos do país ainda em atividade. O Forte de Santa Catarina, com seus canhões com mais de 400 anos, fica no município vizinho de Cabedelo, a 25 km de João Pessoa.

  • Cozinha regional
Alguns dos pratos típicos do sertão nordestino, como a carne-de-sol (carne seca ao sol), a buchada de bode (miúdos de bode fortemente temperados e cozidos em uma “bolsa” feita com o bucho) e a paçoca de pilão (carne-de-sol assada e socada com farinha) pode ser apreciada nos restaurantes de João Pessoa.
.
.
.
.
.