abril 27, 2008

Viagem: Búzios | Rio de Janeiro - Brasil

Turismo e Viagem: Búzios | Rio de Janeiro - Brasil

Localizado no litoral Norte do Estado do Rio de Janeiro, Búzios (Armação dos Búzios) tem sua origem em uma pequena aldeia de pescadores. No passado, foi povoada por índios Tamoios e depois por piratas franceses. Recebeu a visita da artista francesa Brigitte Bardot nos anos de 1960, e ficou famosa no mundo todo.

Buzios
Atualmente é um dos destinos mais sofisticados do País, oferecendo serviços de altíssima qualidade para atender aos mais exigentes gostos de visitantes nacionais e internacionais.

Possui cerca de 20 praias com beleza incomparável, e ainda oferece roteiros históricos, culturais e ecoturísticos. Excelente local para a prática do mergulho, Búzios é o local perfeito para quem busca a paz durante o dia e a badalação à noite.
  • Eventos
Búzios Jazz e Blues
Evento anual que acontece em julho, trazendo as novidades e novas tendências desses gêneros musicais.
  • Atrações
Praia do João Fernandinho
Pequena praia de águas calmas e cristalinas. Acesso pela Praia de João Fernandes, onde nos vários bares é possível se deliciar com lagostas e peixes da região.

Brava
Como o nome já diz, a praia tem ondas fortes na maior parte do ano, sempre chamando a atenção dos surfistas. No canto direito, uma trilha leva até a praia Olho de Boi, reduto de naturistas.

da Tartaruga
O acesso é feito por uma estrada de terra a partir da estrada principal de Búzios, pouco antes do Trevo da Ferradura. A praia tem águas calmas e geralmente as mais quentes da região, pois não recebe as correntes frias da Antártida. Tem vários quiosques e costões bons para o mergulho com máscara.

de Geribá
Geribá é local de gente bonita e queimada de sol, e que gosta de badalação. É ali que se fica sabendo das festas que vão acontecer nas noites da cidade. A praia tem ondas em quase toda sua extensão, exceto no canto esquerdo, de onde sai uma trilha de fácil acesso que leva até a Praia Ferradurinha.

do Canto
É uma praia de águas mornas, que recebe ventos freqüentes vindos do leste. Seu lado direito serve de cenário para vários restaurantes da Rua das Pedras e no lado esquerdo, caminhando pelas pedras, chega-se a outras duas pequenas praias, Amores e Virgens.

da Armação
Praia que beira toda a Rua das Pedras e Orla Bardot. Na maioria dos trechos não tem areia. Destaque para a Ilha do Caboclo e para o píer, que recebe os turistas dos vários transatlânticos que aportam na cidade durante o verão. Duas esculturas, ambas em bronze, chamam a atenção – a primeira é uma homenagem a Brigitte Bardot, e a segunda aos pescadores.

dos Ossos
Segundo histórias locais, teria recebido esse nome devido a ossos de baleias encontrados em suas areias. Cheia de barquinhos de pesca e uma orla arborizada, tem um visual de cartão postal. Não deixe de conhecer a Igreja de Santana e o Iate Clube de Búzios, que ficam do lado esquerdo da praia. Do outro lado encontra-se a trilha que leva até a Praia Azeda. Ótima para fotos e passeios.

Rasa
Uma das maiores praias de Búzios em extensão. As águas são quentes e de pouca profundidade e o vento sopra constantemente durante quase todo o ano, fazendo a alegria dos velejadores. Com várias casas de veraneio e pousadas, a praia, além de bonita, é ótima para crianças, para caminhar e se sentir em contato direto com a natureza.

Azeda
As praias Azeda e Azedinha são duas das mais belas do Brasil. A área ganhou o status de Área de Proteção Ambiental (APA) recentemente, e todos os quiosques e bares foram retirados dali. As águas são calmas e cristalinas. E o acesso pode ser feito de aqua-táxi ou a pé, por uma pequena trilha, ambos saindo da Praia dos Ossos.

de Manguinhos
Na verdade, Manguinhos é uma continuação da Praia Rasa. Abriga clubes de vela, como o Búzios Vela Clube e o Yucas. Excelente para a prática de esportes náuticos e caminhadas. Ao entardecer, é possível curtir um belíssimo pôr-do-sol.

Ferradurinha
Cercada por belas montanhas, a praia é uma linda enseada de águas calmas e areias finas e brancas. O acesso é feito a partir do canto esquerdo da Praia de Geribá.

da Ferradura
Enseada com águas sempre calmas e cristalinas. Do lado esquerdo da praia vários bares oferecem completa estrutura servindo os mais deliciosos aperitivos à base de frutos do mar. Possui escolinha e aluguel de windsurfe, banana e esqui. As águas são, geralmente, bem frias.

Mergulho
Uma fauna marinha privilegiada, em meio a águas cristalinas, faz de Búzios um verdadeiro aquário. A cidade tem vários operadores de mergulho que levam os visitantes interessados nessa prática direto ao encontro do mundo submarino.

Búzios Golf Club
O Búzios Golf Club é um campo de 18 buracos de primeiro nível. O design foi feito pelos renomados arquitetos Pete e Perry Dye, e atrai jogadores do mundo todo. Considerado um dos melhores da América Latina, o campo foi desenhado procurando incorporar e valorizar os acidentes geográficos do terreno, a natureza ao redor e a topografia, de forma a oferecer o maior conforto possível aos jogadores.

Velejando em Búzios
Búzios é um paraíso para os velejadores. Freqüentemente são realizadas competições internacionais na cidade, que é alvo de fortes e constantes ventos. Grandes campeões brasileiros como Lars Grael costumam praticar nas águas de Armação dos Búzios.

Rua das Pedras
A rua tem pouco mais de 400 metros, mas é um charme do início ao fim. Se não fosse ela, Búzios com certeza não seria a mesma. Repleta de restaurantes, bares, lojas e galerias de arte, a rua é o centro da badalação da cidade. Durante o dia fica mais vazia, se preparando para a agitação que acontece durante a noite.

Casa do Sino
Exemplo de construção típica buziana dos séculos passados, que ainda pode ser vista e admirada nessa cidade fluminense.

Igreja de Sant'Ana
Tombada pelo patrimônio histórico, a Igreja de Sant”Ana é um dos cartões postais da cidade. Sua arquitetura do século XVI é a primeira referência cristã da cidade. Do alto de sua torre é possível avistar a Praia dos Ossos, uma paisagem belíssima.

Ecoturismo
Cercada por colinas e montanhas de exuberante vegetação, Búzios é um local onde os visitantes ainda podem seguramente desfrutar da natureza. Na Reserva das Emerências, é possível encontrar a mais pura vegetação de Mata Atlântica, com plantas exóticas, bromélias e até mesmo os últimos micos-leões-dourados da região. Na Reserva de Tauá há mais de 300 espécies de borboletas e 60 tipos de aves. Além disso, Búzios agora tem em seu território duas Áreas de Proteção Ambiental (APA) que visam à preservação de toda a riqueza natural da região. Uma delas, a APA Pau-Brasil, abrange uma extensa área que vai desde a Praia de Tucuns, em Búzios, até o município de Cabo Frio. Constitui a maior e mais importante reserva de pau-brasil em território fluminense.

Naturismo
Na Praia Olho de Boi, 50 metros de praia absolutamente virgem chamam a atenção dos praticantes do naturismo, que fizeram dela o seu ponto de encontro em Búzios.
  • Compras
Escultura em papel machê
Peças coloridas de Ivone R. expostas no ateliê e na calçada em frente à sua casa. Agendar a visita com antecedência. Fica na Travessa de Santana, 32 – Praia da Armação.
.

abril 22, 2008

Viagem: Belo Horizonte | Minas Gerais - Brasil

Turismo e Viagem: Belo Horizonte | Minas Gerais - Brasil

Belo Horizonte, a capital mineira, orgulha-se de ser uma das melhores cidades do País para se viver. Possui amplas avenidas, praças e áreas arborizadas, que encantam a todos que a visitam.

Carinhosamente chamada de Belô ou Beagá, a cidade oferece interessantes áreas de lazer, casas de espetáculos com intensa produção artístico-cultural, boa e diversificada gastronomia, rico artesanato disponível em suas feiras e lojas especializadas, e mantém uma tradicional característica: a hospitalidade mineira.

Belo Horizonte
A cidade é atualmente uma metrópole dinâmica com 2,5 milhões de habitantes.

Considerando-se os municípios que formam a Região Metropolitana, essa população sobe para quatro milhões de habitantes, segundo o censo de 2000.

Na cidade arrojada e moderna de hoje, o desenvolvimento econômico vem passando pela profissionalização dos mais diferentes segmentos do turismo, sobretudo o de eventos e negócios. Por isso, as vantagens que a cidade oferece não param aí. BH possui uma infra-estrutura turística de qualidade, com bons aeroportos, hotéis e restaurantes, vasta gama de serviços, comércio arrojado, vida noturna agitada e bons espaços para eventos de médio porte, o que contribui para que se consolide a sua vocação para o setor de comércio e prestação de serviços.

  • Eventos
Comida di Buteco
Em janeiro e fevereiro, um júri de especialistas seleciona 31 botecos que, nos meses de abril e maio, competem para ver qual faz o melhor petisco.

Festival Internacional de Teatro / FIT-BH Palco & Rua
Com a fusão de dois projetos que aconteceriam isoladamente em 1994 - um de palco, organizado pelo Teatro Francisco Nunes, e outro de rua, idealizado pelo Grupo Galpão - surgiu o FIT-BH Palco & Rua. Realizado a cada dois anos, sob responsabilidade da Prefeitura de Belo Horizonte através da Secretaria Municipal de Cultura e da Associação Movimento Teatro de Grupo de Minas Gerais, constam da sua programação, além de espetáculos de palco e de rua, seminários, workshops, cursos, palestras etc.
O FID - Circulando BH é o novo programa de atuação do FID visando a ampla disseminação da dança contemporânea na cidade de Belo Horizonte. É o programa que viabiliza apresentações de grupos de Belo Horizonte na própria cidade. Nesse projeto foram convidados prioritariamente espetáculos feitos por grupos e coreógrafos residentes na cidade de Belo Horizonte - Raquel Pires, Meia Ponta Cia de Dança, Camaleão Grupo de Dança, Idéia de Dança, Cia SeraQue?, Gabriela Christófaro, Cia de Dança Mário Nascimento, Dudude Herrmann e Cia de Dança do Palácio das Artes. A proposta é levar espetáculos e outras atividades como oficinas, palestras e mostras de vídeo às regiões da cidade menos ou não privilegiadas no tocante ao acesso aos bens culturais.

  • Clima
O clima de Belo Horizonte é agradável durante todo o ano. A temperatura varia de 16º a 31º, sendo a média de 21º. O inverno é seco e o verão chuvoso.

  • Hospedagem e Restaurantes
Belo Horizonte possui excelente estrutura de hospedagem. Dispõe de grandes hotéis luxuosos, inclusive de várias redes internacionais, e também de pequenas hospedarias com preços mais acessíveis. A comida mineira é umas das mais deliciosas e tradicionais do País, e está muito bem representada nos restaurantes da cidade que, além de servirem os tradicionais pratos e doces do Estado, oferecem o que há de melhor na culinária mundial. A capital mineira também é lembrada por seus incontáveis barzinhos: tem para todos os gostos e estilos, e estão espalhados pelos mais diferentes recantos da cidade.
.

abril 09, 2008

Viagem: Fortaleza | Ceará - Brasil

Turismo e Viagem: Fortaleza | Ceará - Brasil

Conhecer Fortaleza é também fazer um passeio por sua história. A cidade modernizou-se, mas ainda guarda marcas do passado em museus, igrejas, fortes, praças, estações, teatros e prédios históricos. O centro da cidade é repleto dessas lembranças, como a Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, construída no mesmo local onde se originou a cidade, e o Palácio da Luz, uma bela construção em estilo clássico do final do século XVIII, que foi sede do governo do Estado.

Fortaleza Ceara
Mas, ir às praias é, sem dúvida, um dos melhores programas para quem vem a Fortaleza. As praias de Iracema, Meireles e do Futuro estão entre as mais concorridas opções dentro da cidade. Passear no calçadão da Avenida Beira Mar desde o começo, no Mucuripe, até a Ponte dos Ingleses, na Praia de Iracema, é uma caminhada obrigatória e muito revigorante. Passeios de barco pela orla marítima são oferecidos nos pontos turísticos e são ideais para quem quer apreciar uma visão panorâmica da capital.

A cidade possui uma estrutura física instalada capaz de receber qualquer tipo de evento, dos locais aos internacionais. A facilidade de acesso ao aeroporto, a existência de vôos para as mais diversas regiões brasileiras e países, e a localização privilegiada fazem do Estado a escolha natural para organizadores de feiras, congressos e eventos. Acrescente ainda as diversas atrações turísticas, que proporcionam um entretenimento de primeira para os turistas.

  • Eventos
Fortal
O maior carnaval fora de época do Brasil acontece durante um final de semana do mês de julho.

Ceará Music
Festival de rock que conta com a apresentação de bandas nacionais e locais, todos os anos, no mês de novembro.
  • Atrações

Praia do Futuro
É a praia urbana preferida entre os banhistas de Fortaleza e conta com uma exemplar infra-estrutura. A praia é muito badalada nos finais de semana. Escolha uma entre as diversas barracas e aproveite o sol.

Porto das Dunas
Essa praia conta com uma grande infra-estrutura para o turismo. Aqui está o maior parque aquático do Brasil.

Praia do Meireles
Ao longo da Praia do Meireles está localizada a maioria dos hotéis da cidade. Essa praia, embora muito bonita, não é indicada para o banho, devido à proximidade do porto.

Morro Branco
É uma praia de tirar o fôlego. Aqui é possível fazer caminhada por entre um impressionante labirinto de falésias.

das Fontes
Praia vizinha de Morro Branco, essa praia é um paraíso para os banhistas. Muito sol, vento refrescante e a água morna são um convite para o lazer. Não deixe de conhecer a gruta Mãe d”água.

Uruaú
Uma fascinante região de praia, dunas e lagoas, a poucos quilômetros de Fontes.

Canoa Quebrada
Canoa Quebrada é a lembrança de uma geração de jovens aventureiros, que, na década de 1970, buscaram uma forma de vida alternativa, integrados à mais pura natureza. Hoje em dia, a praia está entre as mais badaladas do litoral cearense sem, porém, perder o aspecto simples e aconchegante dos tempos passados.

de Icaraí
Está linda praia está localizada a poucos quilômetros de Fortaleza, no litoral norte. Imperdível é um passeio de bugue para as imponentes Dunas de Icaraí.

Lagoa do Banana
Essa lagoa, localizada perto da belíssima praia de Cumbuco, está entre as principais áreas de lazer em Fortaleza.

Antiga Alfândega
Entre 1941 e 1945, o prédio passou por reformas. Hoje, nele funciona a Caixa Econômica Federal. Localização: Avenida Pessoa Anta, 287.

Antiga Cadeia Pública
Os lugares das celas foram transformados em boxes, onde podem ser encontradas as variedades do artesanato cearense. Na parte superior do prédio, funciona o Museu de Arte Popular, com motivos religiosos e folclóricos, e o Museu da Mineralogia, com pedras preciosas e semipreciosas do Ceará e do Nordeste. Localização: Rua Senador Pompeu, 350. Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira das 8h às 18h; e sábado, das 8h às 12h.

Barra do Ceará
O pólo turístico da Barra do Ceará destaca-se por seu alto valor histórico e ambiental. Foi lá que Pero Coelho de Sousa edificou o Forte de São Tiago, na barra do Rio Ceará, a Oeste de onde se localizaria mais tarde a cidade de Fortaleza. O mangue do Rio Ceará é rico, não só a flora como também a fauna. No caso dos pássaros, por exemplo, abriga 67 espécies, que fazem a alegria dos ornitólogos e observadores casuais. As salinas da Barra do Ceará são famosas desde a fundação de Fortaleza. Localização: No bairro da Barra do Ceará, às margens do Rio Ceará.

Casa José de Alencar
Pequena casa onde nasceu o romancista cearense José de Alencar. Erguida em 1826, mantém sua estrutura original até hoje. No sítio encontram-se ruínas do primeiro engenho do Ceará a receber energia a vapor, uma pinacoteca, o museu Arthur Ramos, uma biblioteca e um restaurante com comidas típicas. Localização: Av. Washington Soares, s/n, Sítio Alagadiço Novo, Messejana (a 15 km do centro de Fortaleza).

Catedral Metropolitana de Fortaleza
Sua construção se iniciou em 1938, no local da antiga Igreja da Sé. Foram quatro décadas de dificuldades, até ser inaugurada em 1978. Com capacidade para 5.000 pessoas, tem estilo gótico-romano. Localização: Rua Sobral, s/n – Centro.

Centro Cultural Dragão do Mar
Inaugurado em 7 de agosto de 1998, o Centro Cultural possui 30 mil metros quadrados de área para vivenciar a arte e a cultura cearenses. Possui atrações como o Memorial da Cultura Cearense, o Museu de Arte, o Cine-Teatro, o anfiteatro, a Oficina de Arte e o Planetário.
Localização: Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema.

Centro de Referência do Professor – CRP
No Centro de Referência do Professor (CRP) funcionava o Mercado Central. Atualmente é um grande centro cultural e pedagógico, democratizando o acesso à cultura, às tecnologias da comunicação e da informação, disponibilizando computadores ligados à internet, onde o cidadão pode utilizá-los gratuitamente por uma hora e trinta minutos. Localização: Rua Conde D”Eu, 434 – Centro.

Cine São Luiz
O Cine São Luiz consumiu dezoito anos de esmerada construção e é o maior e o mais luxuoso cinema do Brasil. Possui requintes de palácios imperiais: mármore de carrara no piso e nas paredes do saguão de entrada, lustres de cristal, detalhes das escadarias em latão maciço e uma decoração das paredes da sala de projeção que impressiona pelos detalhes artísticos. Além disso, possui 1.500 confortáveis poltronas e galeria para autoridades. Por muito tempo foi obrigatório o uso de paletó para os freqüentadores, tal o luxo do ambiente. Localização: Rua Floriano Peixoto, 500 – Centro.

Estação Ferroviária João Felipe
Construída em 1880, a estação era ponte de chegada e partida dos trens que faziam o transporte de mercadorias e passageiros do interior para a capital. Atualmente, a estação ainda tem linhas regulares pela zona Metropolitana de Fortaleza.
Localização: Praça Castro Carreira, Centro.

Farmácia Osvaldo Cruz
É um dos mais tradicionais estabelecimentos comerciais de Fortaleza. Foi fundado em meados de 1934 e foi a primeira farmácia de manipulação da cidade. Sua arquitetura foi mantida e os móveis na sua maioria são antigos, dentre os quais alguns são originais. Localização: Rua Major Facundo, 576 – Centro.

Farol do Mucuripe
O antigo farol foi uma homenagem à Princesa Isabel. Construído em estilo barroco, entre os anos de 1840 e 1846, pelos escravos, foi desativado em 1957 e ativado em 1982, abrigando o Museu dos Jangadeiros. Atualmente, funciona o Museu do Farol e é tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional. Localização: Av Vicente de Castro, s/n – Mucuripe.

Feirinha da Beira-Mar
Feira de artesanato típico da cultura cearense que funciona todos os dias a partir das 17h. Lá, os turistas podem encontrar uma grande variedade de artesanatos: quadros, garrafas coloridas, redes, rendas, e etc. Localização: Av. Beira Mar (em frente ao Clube Náutico).

Forte de Nossa Senhora da Assunção
Foi construído em 1649, pelo holandês Matias Beck, às margens do Riacho Pajeú, quando recebeu a denominação do Forte de Schoonemborch. Em 1654, após a expulsão dos holandeses, os portugueses ocuparam o forte, rebatizando-o de Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção. Foi, depois de 1819, que o forte tomou a forma que tem hoje. É sede do Comando da 10ª Região Militar.
Localização: Avenida Alberto Neponuceno, s/n. – Centro.

Igreja do Rosário
É o mais antigo templo da cidade, datando do século XVIII. Por volta de 1970, a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário fez reparos na Igreja, à época ameaçada de ruir. No ano seguinte, foi erguida à pedra e cal. Conta-se que nas paredes do templo foram enterrados corpos de escravos mortos. A igreja ainda possui de original o altar de madeira, portais, imagens e luminárias. É protegida por Lei Estadual. Localização: Rua do Rosário, 2. Praça dos Leões – Centro.

Igreja do Sagrado Coração de Jesus
O local onde se ergueu esta igreja era uma duna denominada Anto da Pimenta ou Alto da Boa Vista, quando, em 22 de setembro de 1848, foi lançada a pedra fundamental da igreja, que seria inaugurada em 25 de março de 1886. Em 1957, parte da igreja desabou, sendo reconstruída com novas formas pelos padres capuchinhos. Pároco Frei João Alberto de Araújo. Localização: Avenida Duque de Caxias, 135 – Centro.

Mercado Central
Está localizado próximo à Catedral. Foi construído em 1818 para substituir dois outros de estrutura metálica, que não mais condiziam com o processo da cidade. Com o crescimento de Fortaleza, o mercado já não comportava mais o movimento que lhe era imposto. Em 1998 foi desativado para a construção do novo Mercado Central. Localização: Rua Alberto Neponuceno, 199 – Centro.

Mercado dos Pinhões
O Mercado dos Pinhões atual é na verdade apenas a metade do antigo Mercado do Ferro, inaugurado a 18 de abril de 1897, vindo da França e desmontado em 1938. Fabricado para abrigar o mercado de carnes, é hoje um dos mais novos tempos da cultura de Fortaleza. Agora denominado Mercado das Artes, revela em si importantes iniciativas do resgate histórico: a restauração e conservação de um patrimônio arquitetônico e sentimental para a cidade e a instituição de um centro de artes que busca, antes de tudo, atuar como uma efervescente usina de idéias e produtos culturais. Localização: Praça Visconde de Pelotas.

Monumento Castelo Branco
Localizado no Palácio da Abolição, antiga sede do governo estadual, é o local onde repousam os restos mortais do ex-presidente do Brasil na época da ditadura, o cearense Humberto de Alencar Castelo Branco, e de sua esposa, Argentina Castelo Branco. Consiste num bloco de concreto com um arrojado balanço de 30 metros e 23 placas com trechos de discursos e cartas do ex-presidente. Localização: Av. Barão de Studart, 410 – Aldeota.

Museu Arthur Ramos (Casa José de Alencar)
Possui um acervo de 3.000 a 5.000 peças, entre elas, mostra da cultura indígena do Ceará e peças de origem africana, coleção que pertenceu ao antropólogo Arthur Ramos. Existem também telas e documentos do escritor José de Alencar. Localização: Av. Washington Soares, s/n, Sítio Alagadiço Novo, Messejana (a 15 km do centro de Fortaleza).

Museu da Imagem e do Som
Inaugurado oficialmente em 1980, no prédio da Biblioteca Pública Estadual Menezes Pimentel, faz parte do Departamento Audiovisual da Secretaria de Cultura. Seu acervo dispõe de mais de 60.000 peças, entre negativos, fotos, slides, discos de cera e fitas-cassete, e também uma pequena biblioteca, com 1.600 exemplares de cordel. Localização: Av. Barão de Studart, 410 – Meireles.

Museu do Ceará (Assembléia Provincial)
Construído em 1871, abrigou a antiga Assembléia Provincial. Atualmente é sede do Museu do Ceará, criado em 1933, e conhecido inicialmente como Museu Histórico do Ceará. A sua denominação atual data de 1950. Em 1953, foi tombado como Patrimônio Histórico. Tem seu acervo organizado por módulos, com aproximadamente 1.141 peças históricas e antropológicas divididas em várias salas. Localização: Rua São Paulo, 51 – Centro. Funciona de terça a sexta-feira, de 8h30 até 17h, e aos sábados, de 8h30 às 12h30. Às terças-feiras, o acesso é gratuito.

Museu do Maracatu
Fundado em 1984, conta a história do Maracatu no Ceará. Possui 230 peças divididas em cinco seções de vestuário, objetos de senzala, instrumentos musicais e personagens do Maracatu. Localização: Rua Rufino de Alencar, 362. Funciona às terças, quartas e quintas-feiras, de 8h às 17h. Entrada franca.

Nova Estátua de Iracema
A obra, de autoria do escultor cearense Zenon Barreto, tem seis metros, sendo dois de pedestal, toda esculpida em ferro e revestida de fibra de vidro. A estátua apresenta-se ajoelhada e curvada em arco, transmitindo toda a dor que assolou o coração de Iracema com a perda de seu amado, na obra de José de Alencar. Localização: Rua dos Tabajaras, s/n. Calçadão - Praia de Iracema.

Palacete Ceará
Inaugurado em 1914, figura como símbolo de grandes transformações na fisionomia da cidade. Foi durante muito tempo ponto de encontro da sociedade cearense, tendo abrigado, entre 1920 e 1940, o famoso Clube Iracema. Em 1955, o prédio foi posto à venda e adquirido pela Caixa Econômica Federal que já o ocupava desde 1946. Localização: Rua Guilherme Rocha, 48. Praça do Ferreira – Centro.

Palácio da Luz
Construído no final do século XVIII para servir de residência ao capitão-mor Antônio da Costa Viana, foi sede do governo estadual, até meados de 1970. Com arquitetura neoclássica, possui amplos salões, cuja construção seguiu a técnica tradicional de tijolo e madeira. Abriga a Academia Cearense de Letras. Está protegido por Lei Estadual. Localização: Rua Rosário, 1 – Centro.

Ponte Metálica
Inaugurada em 1906 para embarque e desembarque de passageiros e cargas. Foi construída com perfis metálicos e piso de madeira. Localização:

Ponte dos Ingleses
A construção foi iniciada em 1923 pela empresa inglesa Nestor Grifts. Nunca funcionou como porto. A sua vista do pôr-do-sol é considerada a mais bela da cidade. Localização: Rua dos Cariris, s/n - Praia de Iracema.

Porto do Mucuripe
O local ideal encontrado para a construção do porto, que seria outorgada em 1835, foi a Ponta do Mucuripe. Em 1860, o porto foi abandonado e substituído pela construção da Ponte Metálica, inevitavelmente transformar-se-ia no porto de Fortaleza. Localização: Avenida Vicente de Castro, s/n. – Mucuripe.

Praça Coração de Jesus
Era inicialmente chamada de Praça da Boa Vista, por estar localizada no Alto da Boa Vista. Fundada em 1880, após a inauguração da igreja de mesmo nome, a praça é arborizada, com muitos bancos, onde funciona também um terminal de ônibus urbano. Localização: Entre as ruas Solon Pinheiro, Pedro I, Jaime Benévolo e Av. Duque de Caxias.

Praça Cristo Redentor
Recebeu essa denominação em 1922, em razão ao monumento que abriga uma coluna com Cristo no topo, com 35 metros de altura. É considerada uma das praças mais arborizadas de Fortaleza. Nela são realizados muitos eventos culturais por se localizar entre o Teatro São José e o Seminário da Prainha. Localização: Situada entre as ruas Rufino Alencar, 25 de Março, Franco Rabelo e a Avenida Dom Manuel, em frente à biblioteca pública e ao Centro Cultural Dragão do Mar.

Praça do Ferreira
É o centro vital da cidade, onde ao seu redor os inúmeros prédios de importância histórica dividem espaço com diversos estabelecimentos comerciais que ali se concentram. A praça foi inaugurada em 1929, com o nome de Feira Nova. Em 1842, passou a ser chamada Largo das Trincheiras. Em 1871, recebeu a denominação de Praça do Ferreira em homenagem ao boticário Antônio Rodrigues Ferreira. Ao longo da sua história, passou por várias reformas. A última delas se deu em 1991, onde foi instalada uma nova coluna e a redisposição de seus jardins, resgatando, assim, sua arquitetura original. A praça foi escolhida, pela população, como ícone da cidade. Localização: Situada entra as ruas Floriano Peixoto, Guilherme Rocha, Gen. Bezerril e Pedro Borges.– Centro.

Praça José de Alencar
A Praça José de Alencar é uma homenagem ao escritor, advogado, deputado e ministro cearense José Martiniano de Alencar, um dos expoentes do Romantismo. Inicialmente, chamava-se Praça do Patrocínio, depois Praça Marquês de Herbal, hoje Praça José de Alencar. Localização: no centro da cidade, entre as ruas 24 de Maio, São Paulo, General Sampaio e Guilherme Rocha.

Praça dos Mártires (Passeio Público)
Local que serviu de palco às cenas de fuzilamento de alguns heróis da Confederação do Equador. Construída em 1980 em estilo neoclássico, é considerada uma das principais praças de Fortaleza. Em 1940, foi reformada nos moldes do Passeio Público do Rio de Janeiro. A Praça dos Mártires, seu nome atual, é tombada como patrimônio histórico nacional. Localização: Situado entre as ruas Barão do Rio Branco, Dr. João Moreira e Floriano Peixoto, ao lado da 10ª Região Militar.

Teatro São José
Inaugurado em 1915. Possui seu próprio grupo teatral, tendo por finalidade acolher grupos de teatro da cidade. Lá encontra-se o Museu do Maracatu. É protegido por Lei Municipal. Localização: Rua Rufino de Alencar, 326 – Centro.

Teatro José de Alencar
Considerado um dos mais bonitos do País, constitui um dos mais significativos monumentos artísticos da cidade. Foi tombado como patrimônio histórico nacional. Localização: Praça José de Alencar, s/n – Centro.

  • Compras
O artesanato pode ser encontrado nos mercados locais. Roupas, sapatos, bolsas e biquínis feitos pelas hábeis mãos do cearense são vendidos na Rua Monsenhor Tabosa, um imenso shopping a céu aberto.
.

abril 07, 2008

Viagem: Ubatuba | São Paulo - Brasil

Turismo e Viagem: Ubatuba | São Paulo - Brasil

Ubatuba é um dos melhores lugares do País para a prática do surfe, de esportes náuticos e de mergulho. Existem opções de praias para todos os públicos – há desde as ondas fortes de Itamambuca até as águas calmas do Lázaro. Chamam a atenção também as desabitadas, cujo acesso é feito por trilhas, como Brava, da Almada e Cedro.

E para quem procura movimento, a melhor alternativa é a Praia Grande, ou os passeios de escuna até a Ilha Anchieta. Os serviços estão concentrados em Itaguá e no Centro, com infra-estrutura bem desenvolvida para receber visitantes o ano todo.

Outra maravilha encontrada em Ubatuba são os trechos preservados de Mata Atlântica, no Parque da Serra do Mar, extremo norte da região.

Ubatuba
O município faz divisa ao norte com a cidade histórica de Parati, no Estado do Rio de Janeiro; ao sul com Caraguatatuba, no Estado de São Paulo; e a oeste com o Vale do Paraíba, no mesmo Estado.

  • Atrações
Horto Florestal de Ubatuba
É uma Estação Experimental da Secretaria de Agricultura, e faz parte do Instituto Agronômico de Campinas. Sua principal finalidade é analisar e estudar as principais plantas e sua adaptação ao clima e solo da região. É um passeio cultural belo e interessante – o Horto possui alamedas com frondosas árvores e palmeiras imperiais, formando um conjunto muito agradável.

Casa da Farinha
Local histórico em meio à Mata Atlântica preservada, a Casa da Farinha é o início de uma importante trilha, que passa pelo Jatobá, Poço da Rasa e segue até o Morro do Corisco. Mas estas trilhas só devem ser feitas com o monitoramento de guias especializados, que inclusive poderão dar informações completas sobre a história do local e a Mata Atlântica, tornando o passeio uma experiência inesquecível.

Projeto TAMAR
O Projeto Tartarugas Marinhas - TAMAR foi criado em 1980 para proteger da extinção as cinco espécies de tartarugas que utilizam o litoral brasileiro para alimentação e reprodução. É desenvolvido um programa de proteção das espécies com atividades voltadas à educação ambiental, pesquisa científica e ações sociais e comunitárias, envolvendo os moradores locais.

Sítio Santa Cruz
Propriedade privada com grande parte de sua área dentro do Parque Estadual da Serra do Mar - Núcleo Picinguaba, uma unidade de conservação estadual. O objetivo do Parque é garantir a proteção das matas, animais silvestres, rios e mananciais, visando a preservação ambiental e turística da região, bem como a qualidade de vida dos moradores e visitantes.

Ruínas da Lagoinha - Praia da Lagoinha
Pela rodovia Rio-Santos, no sentido Caraguatatuba-Ubatuba, é possível notar uma placa no final da praia, indicando as Ruínas da Lagoinha. Entrando à esquerda, pega-se uma estrada e, cerca de 500 m depois, chega-se a uma das muitas atrações de Ubatuba. É um local onde se respira a história colonial do País e, com um pequeno esforço de imaginação, pode-se viajar a épocas passadas e imaginar feitores e escravos na lida diária.

Mercado de Pescados de Ubatuba
Situa-se ao lado da Barra dos Pescadores e é uma ótima opção de compra para quem gosta de preparar pescados e frutos do mar fresquinhos.

Aquário de Ubatuba
Oferece aos seus visitantes a oportunidade de conhecer de perto um pouco do complexo mundo marinho, tendo entre seus atrativos 12 tanques de água salgada - entre eles, um dos maiores tanques marinhos do Brasil, com 80 mil litros -, com exemplares da fauna local e de outros oceanos.

Parque Estadual da Serra do Mar
Criado em 1977, o Parque Estadual da Serra do Mar (PESM) é o maior parque paulista, com 315.390 hectares destinados à preservação, à educação ambiental, à valorização da cultura local e à pesquisa científica. Em seus arredores são encontrados praticamente todos os ecossistemas representativos da Mata Atlântica. Em Ubatuba fica o único trecho do PESM que atinge o nível do mar, protegendo assim também os ecossistemas costeiros, cinco praias e também duas vilas - Cambury e Picinguaba - cujos moradores ainda mantêm aspectos de sua cultura tradicional. Trata-se ainda de um ponto ambientalmente estratégico por unir o PESM ao Parque Nacional da Serra da Bocaina através de uma sobreposição das duas unidades, integrando ambas a um conjunto formado, ainda, pela Área de Proteção Ambiental do Cairuçu e pela Reserva Ecológica da Joatinga, já no município de Parati, no Estado do Rio de Janeiro.

Ilha Anchieta
Maior ilha de Ubatuba. Abriga parte do Parque Estadual da Serra do Mar. Há passeios de escuna que levam os visitantes a algumas de suas praias – Engenho, Palmas e Presídio. As saídas são do Saco da Ribeira.

Mergulho
Ubatuba possui alguns dos melhores pontos de mergulho do litoral norte paulista. E reúne características especiais - águas calmas, claras e de temperatura agradável -, que garantem o cenário perfeito para a prática do mergulho livre ou com cilindro. Um dos locais mais procurados é a Praia do Leste. Agências de turismo locais oferecem cursos e aluguel de equipamentos.

  • Praias
da Figueira
Localizada em frente a Ilha do Tamanduá, é ótima para mergulho e prática de esportes náuticos.

Ponta Aguda
Apesar do difícil acesso, é muito procurada para pesca e esportes náuticos,. Forma uma das mais belas paisagens da região.

Brava do Frade
Possui uma estreita faixa de areia, e seu acesso é feito somente por trilhas.

Cassandoquinha
É o ponto de partida para uma das mais lindas trilhas ecológicas oferecidas ali.

Cassandoca
Antiga fazenda colonial que viveu da pecuária, e hoje é um dos pontos de visitação da cidade.

Maranduba
Praia completa, com muitas belezas naturais e infra-estrutura comercial e de serviços que atende a todos os gostos.

da Lagoinha
Ruínas da primeira fábrica de vidro no Brasil.

do Bonete e Grande do Bonete
Um dos roteiros mais deslumbrantes do litoral paulista, com águas e areias claras. Para Bonete, o acesso é feito a pé, cerca de 40 minutos, partindo de Lagoinha.

da Fortaleza
Repleta de pedras imensas que formam belas grutas e passagens em sua costeira.

Brava da Fortaleza
Um verdadeiro paraíso cercado pela Mata Atlântica.

Dura
Praia extensa e de mar bem calmo – bom para quem vai com as crianças.

Domingas Dias
Pequena enseada de águas tranqüilas e límpidas. O acesso é feito pela Praia do Lázaro.

do Lázaro
Local que concentra muitas casas de veraneio, por ser uma das praias mais bonitas e tranqüilas para banhos de toda a região.

da Sununga
Famosa por abrigar a "Gruta que Chora", local envolto em muitas lendas e mistérios.

Saco da Ribeira
Ambiente náutico com saídas para passeios que levam à Ilha Anchieta.

Presídio
Ponto de parada dos passeios de escuna na Ilha Anchieta.

do Sul
Uma das mais lindas praias da Ilha Anchieta.

do Leste
Águas calmas, propícias ao mergulho.

do Lamberto
Abriga o Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo - USP.

Perequê Mirim
Praias de águas calmas, excelente para famílias.

Santa Rita
Ótima para crianças, pois possui águas calmas e cristalinas.

Enseada
Possui águas calmas e completa infra-estrutura hoteleira.

das Toninhas
Concentra diversos bares e quiosques, que completam a badalação do local.

Grande
É a praia mais freqüentada de Ubatuba. Ótima para a prática de surf.

do Tenório
Tem areias brancas e macias ao longo do quebra-mar, mas as ondas são fortíssimas.

Vermelha do Centro
Coberta de areia fofa repleta com lindas conchas.

Itaguá
É o ponto mais badalado próximo ao centro da cidade. Conta com inúmeros bares.

do Cruzeiro (Iperoig)
Local onde José de Anchieta escreveu seu poema à Virgem.

Prainha do Matarazzo
Pequena faixa de areia onde fica a foz do Rio Grande.

Perequê-Açú
Com 4 km de extensão, é uma das mais tradicionais praias de Ubatuba.

Vermelha do Norte
Possui parque aquático com toboágua. Fica à margem da rodovia Rio-Santos.

Itamambuca
Mundialmente conhecida por sediar campeonatos de surf. É bem extensa e possui areias muito claras.

Ubatumirim
Uma das mais belas vistas da Rio-Santos, extensa e com mar bem calmo.

da Almada
Delicioso reduto caiçara.

Brava da Almada
Cenário paradisíaco de natureza exuberante, apesar do difícil acesso.

da Fazenda
Sede administrativa do Parque Estadual da Serra do Mar - Núcleo Picinguaba.
.

abril 03, 2008

Viagem: Vitória | Espírito Santo - Brasil

Viagem: Vitória | Espírito Santo - Brasil

Fundada em 1551, na ilha da Vitória, às margens da baía de mesmo nome, a capital do Estado do Espírito Santo ocupa área de 81 km2 e abriga dois dos mais importantes portos do País – Tubarão e Vitória-, por onde escoa grande parte da carga de minérios exportada, oriunda dos Estados de Minas Gerais e do Pará. Seus primeiros habitantes, os índios goitacazes, a chamavam de Ilha de Guanaaní, ou Ilha do Mel, devido à sua beleza e águas ricas em peixes e mariscos.

Dentro e fora do Brasil, o litoral do Estado do Espírito Santo é famoso pela variedade e quantidade de peixes. Nas praias de Camburi, Ilhas do Frade e Boi, e em toda orla da Baía, a pesca de arremesso, redinha ou puçá, rende ao turista boas histórias, ou quem sabe, um troféu num dos inúmeros concursos realizados na ilha.

A pesca oceânica, sem sombra de dúvidas, é o cartão de visitas da pesca em Vitória. Todos os anos, do Iate Clube do Espírito Santo, na praia do Canto, saem as embarcações para o Campeonato Internacional de Pesca Oceânica, que reúne os maiores pescadores de “peixes de bico” do mundo.

Em Vitória, foram conquistados dois recordes mundiais de pesca: o maior Marlim Azul, com 636 kg, pescado em 1992; e o maior Marlim Branco, com 82,5 kg, pescado em 1979. A melhor época de pesca do Marlim Azul é de outubro a março, e do Marlim Branco, é em novembro. Mas em qualquer época do ano, a pesca é farta e certa.

Quem visita Vitória também encontra belas praias e muitas outras atrações. Como o centro da cidade, que guarda muito da história com construções coloniais, palácios e igrejas. A tradição também chega até à cozinha, repleta de panelas de barro feitas artesanalmente, que servem pratos típicos como a moqueca e a torta capixaba.

Bares, restaurantes e boates completam o leque de atrações da cidade. Com agitada vida noturna, Vitória oferece infra-estrutura completa para receber turistas em viagens de negócios e de lazer.

Vitoria Espirito Santo
  • Atrações
Pesca
O litoral de Vitória é considerado um dos melhores locais de pesca do marlim, principalmente entre os meses de outubro a março. Isso porque a cerca de 20 milhas da costa encontra-se o abismo da plataforma continental, que delimita a mudança de profundidade de cerca de 100 m para 1000 m, habitat dos peixes oceânicos.

  • Praias
Camburi
Principal praia de Vitória, com 6 km de extensão. Concentra atividades culturais e esportivas, promovidas pela prefeitura de Vitória. Possui várias opções de hotéis, quiosques, restaurantes e bares que, geralmente, têm como prato principal a moqueca e a torta capixaba.

Praia do Canto
Fica ao lado do Iate Clube do Espírito Santo, onde é realizado anualmente o campeonato internacional de pesca oceânica. Possui um calçadão que é muito usado para caminhadas e cooper.

Enseada do Suá
Possui enorme calçadão e ciclovia, ideal para caminhadas, cooper e ciclismo.

Curva da Jurema
Formada pelo aterro que liga a ilha do Boi à Ilha de Vitória. Aproveite os vários barzinhos na sua orla.

Ilha do Frade
Ligada à Vitória por uma ponte, com casas de alto padrão e pequenas faixas de areia com águas muito claras, transformadas em mini-praias. A praia mais freqüentada é a das Castanheiras.

Ilha do Boi
Liga-se à Vitória por um aterro. Ao redor da Ilha estão pequenas praias com águas muito limpas. Perto da Ilha do Boi estão as Ilhas Galheta de Dentro e de Fora e a Ilha Rasa.

  • Na cidade
Morro da Fonte Grande
É onde se concentram as torres de TV e rádio da Capital, com 308 metros de altitude. Bela vista do local.

Igreja de São Gonçalo
Em estilo colonial, a capela foi erguida em 1707. Fica localizada na Cidade Alta, no centro da cidade.

Igreja de Santa Luzia
Edificação mais antiga da ilha, construída em 1551, e considerada monumento nacional. Nela funciona, atualmente, uma galeria de arte e um centro de pesquisas da Universidade do Espírito Santo. Outras igrejas e monastérios de significativa importância histórica também podem ser encontrados em Vitória, como a Igreja do Rosário, cuja construção remonta ao ano de 1765; as ruínas do Convento de São Francisco, primeira edificação franciscana levantada fora da região Nordeste do Brasil, que data de 1591; a Catedral da Cidade, construída em 1918; e o antigo Colégio Jesuíta, que hoje é a sede do governo do Estado, com a igreja de São Tiago, construções do século XVII. Há ainda o Palácio Domingos Martins, atualmente ocupado pela Assembléia Legislativa do Estado, construído em 1910, no local onde se encontrava a Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia.

Terceira Ponte
Um forma interessante de conhecer parte do litoral de Vitória é percorrendo a Ponte Darcy Castelo de Mendonça, conhecida como Terceira Ponte. Com 3.300 m e alcançando 70 m no seu ponto mais alto, possibilita a visão de praias, ilhas e portos, além da cidade vizinha de Vila Velha.

  • Compras
Panelas de barro
Indispensáveis na preparação da moqueca capixaba, as panelas de barro podem ser compradas dos produtores na Associação das Paneleiras de Goiabeiras (Rua das Paneleiras, 55).
.
.
.
.
.