Apenas recentemente a Península de Maraú foi descoberta por baianos e turistas, mas os moradores mais antigos contam que a pequena cidade já foi visitada até pelo escritor e aviador francês Antoine de Saint-Exupéry, autor de "O Pequeno Príncipe", que teria permanecido no povoado tempo suficiente para ali manter uma residência.
Seja como for, a importância da cidade em séculos passados revela-se hoje nos prédios de arquitetura antiga. Do mirante na cidade alta, consegue-se uma bela vista do estuário de Maraú e da cidade baixa, podendo-se observar a ampla área de feira e as embarcações no atracadouro. A pesca é importante fonte de renda para a cidade. Na agricultura, cultivam-se seringueiras, dendê (introduzido ao final do século XIX), cravo-da-índia, pupunha, cacau, guaraná e pimenta-do-reino. Uma feira livre movimenta a cidade aos sábados.
Ainda na península de Maraú está Barra Grande, vilarejo que possui uma das praias mais bonitas do País, repleta de atrações e piscinas naturais ótimas para banho e mergulho. É em Barra Grande que fica a maioria das pousadas e restaurantes da região.
- Atrações
Cercada de mata, essa linda queda d’água de 30 m de largura por 5 m de altura forma um grande lago. O banho no local é muito agradável, mas saltar do barco próximo à cachoeira é perigoso, pela força das águas.
Povoado de Taipus de Dentro
Localizada dentro da Baía de Camamu, na ilha de Taipu Mirim, essa pequena vila de pescadores tem boa infra-estrutura urbana, pousada e restaurante.
Povoado de Campinho
O pequeno povoado conta com atracadouro e um Iate Clube particular, onde velejadores costumam se hospedar. Há outras pousadas no local e um restaurante. Considerando o tamanho modesto do povoado, a vida noturna pode ser classificada como bastante movimentada.
Ilha de Sapinho
Pequena vila de pescadores. O restaurante local serve pratos com frutos do mar. Os proprietários conservam e criam em cativeiro lagostas, caranguejos e goiamuns vivos, e o cliente escolhe qual comer. Um passeio pela ilha leva à travessia de uma passarela que permite uma visão completa do manguezal e dos catadores de siris. A ilha tem inúmeras árvores frutíferas.
Ilha do Goió
Ilhota formada por manguezal e com uma estreita faixa de areia branca e fina. Boa para banho. O acesso é feito através da Ilha de Sapinho, de onde se atravessa cerca de 200 m de barco.
Povoado de Barra Grande
É o maior povoado da península. Devido à sua localização na ponta da Península de Maraú (onde fica a Ponta do Mutá), o acesso se faz tanto pela Baía de Camamu quanto pelo Oceano Atlântico, bem como por terra, pela estrada BR-030.
Mirante do Morro do Taipu
Fica na faixa litorânea Norte da península, na Praia de Taipus de Fora. Também conhecido como Morro do Farol, é o ponto culminante da península (51 m de altura), de onde se tem a visão de toda a extensão de praias ao norte e ao sul, até o município de Itacaré. O melhor caminho de acesso é a pé, pela praia de Taipus de Fora.
Lagoa do Cassange e Mirante Bela Vista
Bela lagoa escura, rodeada de areias brancas. A lagoa é muito comprida, estendendo-se por aproximadamente 5 km. Vale a pena banhar-se em suas águas repletas de lanolina, substância utilizada na fabricação de xampus e ótima para os cabelos. As águas calmas da lagoa permitem também agradáveis passeios de canoa.
Trilha Barra Grande – Pontal
A trilha de quase 40 km começa em Barra Grande e propicia uma agradável caminhada por todas as praias da península, e a contemplação do belo visual formado por coqueirais, restingas e riachos que deságuam no mar. No percurso até as praias de Cassange e Saquaíra há pousadas, bares e restaurantes litorâneos. A partir daí, e até a Praia de Pontal, a região fica mais deserta. Sugere-se procurar orientação com o Instituto PROMAR (Instituto para o Desenvolvimento Sustentável da Península de Maraú).
- Praias
Tranqüila, com águas mornas e claras. Boa para caminhadas e com diversão garantida nos bares.
Praia Ponta do Mutá
Praia com belas rochas que afloram à superfície da água e vegetação muito diversificada. É boa para o banho. Uma curta caminhada leva à Barra Grande, banhada pelas águas da Baía de Camamu.
Praia dos Três Coqueiros
Tem mar aberto, ondas fortes, areia grossa, coqueirais e casas de veraneio.
Praia Cassange
Ondas fracas, areia fofa, coqueirais. Lá se encontra a Lagoa de Cassange, boa para a prática de esportes à vela.
Praia Arandi
Ondas fracas, piscinas naturais e coqueiral.
Praia de Algodões
Ondas fracas, vastos coqueirais e areias finas. É possível alugar jangadas para passeios.
Praia de Piracanga
Ondas fortes, coqueiral, contornada pelo Rio Piracanga.
Praia de Aibim
Ondas fracas, coqueirais e areia fina. Boa para banhos e caminhadas.
Praia de Pontal
A faixa de areia é bastante extensa, com coqueirais e mar de ondas fortes.
Praia de Taipus de Fora
A grande atração do local são os 7 km de piscinas naturais cercadas de corais e águas repletas de peixes, ótimas para mergulho e observação da fauna submarina. Nos recifes, podem-se observar os pescadores de polvo. Há também gamboas (armadilhas para peixe feitas com entrelaçamento de bambu) na rebentação.
Praia de Saquaíra
Praia com faixa de areia em linha reta, mar de ondas fracas, coqueiral e um vilarejo.
.