julho 21, 2008

Viagem: Sabará | Minas Gerais - Brasil

Turismo e Viagem: Sabará | Minas Gerais - Brasil

Sabará é um município do estado de Minas Gerais, pertencente à Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Localizada em um majestoso vale, no encontro dos rios das Velhas e Sabará, a bela cidade mineira nasceu da corrida pelo ouro no séc. XVIII. Poucas cidades conseguem, como ela, manter a arquitetura quase intacta, a ponto de poder contar toda a história de uma época numa simples caminhada por suas ruas.

Sabará é um retrato fiel de um dos períodos mais fascinantes da história do Brasil, contada através da arquitetura barroca de suas igrejas, das minas escondidas nas montanhas, das bateias e outros instrumentos rudimentares utilizados na extração do ouro. Muitos deles, por sinal, ainda hoje podem ser encontrados no fundo dos rios.

Passear pelas ruas e arredores da cidade é conhecer parte da gloriosa saga dos bandeirantes em busca de ouro, e de como se formou a emergente sociedade mineira. É também estar em um museu a céu aberto.

Por conta disso, a cidade desperta o interesse de turistas e estudiosos que podem admirar no centro urbano as melhores talhas representativas do movimento barroco.

Sabará fica no Circuito do Ouro, na zona turística central mineira. As principais atrações são os sobrados, igrejas e casarões espalhados pelas ruas estreitas e seculares da cidade.
  • Eventos
Semana Santa
Tradição no município, a Semana Santa é celebrada com a representação ao vivo da Paixão e Morte de Cristo, em um ritual muito bonito. Apresentações de liturgias solenes, da Via Sacra da Penitência, e diversas procissões também fazem parte das comemorações.

Festival de Sabará
Durante todo o mês de julho são realizadas atividades e oficinas culturais para comemorar a elevação de Sabará à Villa Real.

Festa de N.Sra. da Assunção
Tradicional comemoração no distrito de Ravena (antigo Arraial da Lapa), um dos primeiros núcleos formadores da região. Novena, barraquinhas, missa, shows musicais, leilões e procissão marcam o tradicional evento.

Festival da Cachaça
Realizado na Praça de Esportes com degustação e venda das melhores aguardentes mineiras. Barraquinhas, shows musicais, Concurso da Melhor Cachaça e do Melhor Tira-Gosto.

Festa do Divino
Festa tradicional na cidade, com a participação do Mordomo e Imperador, que organizam todo o evento, com a Sociedade do Divino Espírito Santo. Levantamento de mastro e bandeira, procissões, distribuição do pão e medalhas.
  • Atrações
Igreja Nossa Senhora do Rosário
Teve suas obras iniciadas em 1768 e revela a fé e força do negro africano. Os escravos decidiram construir sua própria igreja, mas a decadência das minas de ouro não permitiu que fosse concluída.

Igreja Nossa Senhora da Carmo
Um dos palcos mais espetaculares da arte e da genialidade de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. As imagens de San Juan de La Cruz, São Simão Stock e os Atlantes são atribuídas ao artista.

Igreja São Francisco de Assis
Antes de sua construção existia no local uma tosca capela dedicada à N.Sra. Rainha dos Anjos, da qual São Francisco era devoto. As obras começaram em 1781, tomando impulso entre 1798 e 1805.

Teatro Municipal
É o segundo teatro mais antigo do Brasil, em pleno funcionamento. De excelente acústica, tem, em suas linhas arquitetônicas, a influência dos teatros ingleses do reinado de Elizabeth I. Por isso é conhecido também como Teatro Elizabetano.

Museu do Ouro
Autêntico exemplar da rude arquitetura colonial brasileira do século XVIII (1713). Antiga Casa de Intendência e Fundição (única construção com estas características ainda de pé no Brasil), funcionou durante algum tempo como colégio. Possui exposição permanente de peças do mobiliário e arte sacra no pavimento superior, que serviu de residência para o Intendente. O térreo é calçado com pedras redondas e guarda peças relacionadas à extração, processo de fundição, cunhagem e controle do ouro.
.
.
.
.
.