Brasília é conhecida mundialmente pela sua arquitetura e foi reconhecida pela Unesco como patrimônio cultural da humanidade. Em quase quatro décadas de existência, Brasília ganhou vida própria, deixou de ser um mero centro administrativo, viu sua população crescer em proporções inusitadas, criando vida noturna e opções de lazer que vão desde manifestações artísticas até entretenimentos comunitários compatíveis com sua vocação de centro aglutinador das mais variadas culturas do Brasil e de outros países.
A cidade dispõe atualmente de mais de setenta hotéis, sendo 35 classificados pela Empresa Brasileira de Turismo como de cinco estrelas, seis de quatro estrelas, 14 de três estrelas, sete de 2 estrelas e três de uma estrela. Somado esse total aos outros meios de hospedagem chega-se a uma oferta de mais de treze mil leitos disponíveis na capital federal.
Brasília dispõe de vários pontos turísticos tradicionais, dentre os quais destacam-se o Congresso Nacional, o Memorial JK, o Museu do Catetinho, o Museu Etnográfico, o Museu de Artes e Tradições do Nordeste, os palácios da Alvorada, do Planalto e do Itamaraty, além da Torre de Televisão, do Panteão da Pátria Tancredo Neves, do Santuário Dom Bosco e do Templo da Legião da Boa Vontade (LBV), este, um campeão de visitações.
À noite, o turista dispõe de várias casas de espetáculo, sendo a mais importante delas o Teatro Nacional Cláudio Santoro, que abriga três confortáveis salas de espetáculos Villa Lobos, Martins Penna e Alberto Nepomuceno
O fluxo de turistas nacionais e estrangeiros a esses pontos turísticos ultrapassou dois milhões de visitantes anualmente nos últimos anos. A abertura nos finais de semana, dos principais prédios públicos da cidade, como o Palácio do Itamaraty, Senado Federal, Câmara dos Deputados e o Supremo Tribunal Federal contribuiu para o aumento do número de visitantes.
Os turistas de outros países que chegam à Brasília têm como motivação principal o turismo de lazer. Outros visitam a cidade a negócios ou para participarem de eventos. Não há dificuldades para o turista estrangeiro fazer a troca de moeda, pois há mais de trinta instituições financeiras e de turismo habilitadas para fazer o câmbio de qualquer moeda do mundo.
____________________________________________
Veja também:
.