novembro 17, 2008

Turismo: João Pessoa

Turismo: João Pessoa

João Pessoa - a capital da Paraíba - foi fundada em 1585, com o nome de Filipéia de Nossa Senhora das Neves. João Pessoa é a terceira cidade mais antiga do Brasil, criada com o objetivo de apoiar a colonização do litoral norte da então colônia de Portugal. Graças à sua localização estratégica e ao solo fértil de suas redondezas, apropriado ao cultivo da cana-de-açúcar, a cidade prosperou, o que se reflete hoje na riqueza da arquitetura barroca ali existente.

Entre os principais atrativos da cidade encontram-se a Igreja de São Francisco, clássico exemplo da arquitetura franciscana no país; o convento de Santo Antônio, projetado em 1590 pelo arquiteto franciscano Francisco dos Anjos, cuja construção foi terminada em 1730; e o Monastério, cuja fachada é considerada uma das mais bonitas peças de arquitetura da América Latina, com ricas esculturas e azulejos decorados, além de trabalhos talhados em madeira no interior do templo, que refletem a influência da arte indígena. Existem ainda outros exemplos de arte sacra em capelas e igrejas por toda a cidade, entre os quais chamam a atenção a Capela Dourada, a Catedral, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, o Colégio dos Jesuítas, e o Museu de Arte Sacra.

No Parque Arruda Câmara, também conhecido como Parque da Bica, localizado na parte norte de João Pessoa, encontra-se uma fonte que data do século XVIII, muito procurada por turistas e visitantes. Outra importante atração da cidade é o Espaço Cultural, centro de convenções que recebe o nome do escritor brasileiro contemporâneo José Lins do Rego, originário da Paraíba, que nasceu em 1901, e morreu no ano de 1957. No Espaço Cultural existe uma biblioteca, um teatro, dois auditórios, um cinema, uma galeria de arte e um planetário.

As praias existentes nas cercanias da capital são muito apreciadas por turistas de todas as partes do País. Famosa por seus jangadeiros, a praia de Tambaú encontra-se situada 7 km a leste do centro da cidade. Ao norte, encontram-se as praias de Manaíra, do Bessa e do Poço. Ainda ao norte, a 25 km de João Pessoa, encontram-se o porto de Cabedelo, onde foi construído em 1589, e reconstruído de 1611 a 1622, o Forte Santa Catarina, localizado na praia da Ponta de Mato. Em direção ao sul, a 14 km de João Pessoa, encontra-se o ponto mais ocidental do continente americano, a Ponta do Seixas, localizada no Cabo Branco. No litoral sul, a 48 km da capital, fica a praia de Tambaba, onde é permitida a prática do naturalismo, em áreas turísticas familiares.

____________________________________________

Veja também:


.
.
.
.
.