outubro 17, 2007

Viagem: Fortaleza | Ceará - Brasil

Viagem: Fortaleza | Ceará - Brasil

Fortaleza é o destino ideal para quem deseja conhecer uma das mais belas capitais do país. Metrópole moderna, de mar verde-azulado, das belas praias, do vento suave e do povo alegre e hospitaleiro conta com lindíssimos hotéis de luxo, simpáticos e agradáveis bares, restaurantes magníficos, um comercio artesanal muito diversificado, e mais de 25 km de belas praias, algumas com dunas de até 10 metros de altura, de areia branca, com enseadas de coqueiros e charmosas jangadas, a "Terra do Sol", como foi apelidada, é um belo destino pra quem procura descanso, diversão e muita beleza natural.

Dizem que Fortaleza tem 300 dias de sol por ano. Esta bela capital tem o malabarismo das mãos das rendeiras e seu balé dos bilros, as areias coloridas, curiosamente trazidas da praia de Morro Branco. E tem carne-seca, lagosta servida na própria carcaça, cajuína, e esquibunda para se divertir.

Na Avenida Beira-mar, quiosques e barracas oferecem opções para quem quiser uma bebida gelada ou provar os frutos do mar da região. Na feira de artesanato, inúmeras barracas oferecem desde trabalhos em renda e couro até bijuterias e comidas típicas. Das praias urbanas de Fortaleza, a do Futuro é uma das mais freqüentadas com a peculiaridade de oferecer serviços nas barracas ao longo da orla, cada uma com seu estilo musical e decoração própria.

O Centro de Turismo do Ceará possui 104 lojas que garantem a oferta de peças de artesanato, opção também oferecida pelo Mercado Central, no coração da cidade, com cerca de 300 lojas. Estacionamento e lanchonetes estão disponíveis nesses locais, que funciona todos os dias. Outra boa dica é uma visita ao Centro de Artesanato do Ceará (CEART), onde são encontrados artesãos de todo o Estado trabalhando, ao vivo, na produção do legítimo artesanato cearense.

Funcionando como importante espaço de programação cultural, o Centro do Dragão do Mar de Arte e Cultura abriga o Memorial da Cultura Cearense, o Museu da Arte Contemporânea e o Planetário Rubens de Azevedo, além de cinemas e teatros. Afora tudo isso, um complexo de antigos galpões e armazéns foi recuperado para o funcionamento de bares e restaurantes ao largo do Centro com infinitas opções de gastronomia e shows musicais durante a noite.

A renda permanece como produto tradicional do artesanato cearense. As raízes da produção artesanal são ligadas aos indígenas do período pré-colombiano, antes da chegada dos colonizadores. Os principais materiais são a palha e a argila. Porém, outros tipos de artesanato merecem destaque: renda de bilro e filé, madeira, bordados, labirintos e outros tipos de materiais como areia colorida e madeira.

Fortaleza tem uma cultura muito variada e bela: pode-se visitar a Praça e o Teatro José de Alencar (considerado o prédio mais bonito da cidade), a Fortaleza de Nossa Senhora de Assunção, que originou o nome da cidade e a Catedral Metropolitana com seu estilo neo-gótico.
.
.
.
.
.