Viagem: Ilhéus | Bahia - Brasil
Ilhéus, conhecida como "Terra da Gabriela" e "Princesinha do Sul", reflete uma enorme importância como referência da costa do cacau, no sul da Bahia. A capital da costa do cacau, de tanta memória, cultura e beleza, exerce uma autêntica atração irresistível sobre os visitantes. Ilhéus, cenário que inspirou a criatividade do escritor Jorge Amado, fascina e envolve a todos.
Ao longo da orla central, os inúmeros ilhéus fluviais e marítimos justificam o nome da cidade. A baía é ótima para a prática de esportes náuticos, como windsurfe, laser, hobby-cat e caiaques. Rios, lagoas e cachoeiras permeiam a Mata Atlântica preservada, habitat de espécies raras como o mico-leão-dourado, tornando ainda mais bela essa cidade marcada pelos anos áureos da cultura do cacau.
Ilhéus prosperou a partir do século XIX com a exploração do Cacau e os coronéis a patrocinarem o desenvolvimento e europeização da cidade. É a cidade capital da Costa do Cacau, com o aeroporto principal da região, é a hoje a porta de entrada para destinos onde prolifera o eco-turismo, tais como: Itararé, Serra Grande, Olivença e Comandatuba.
Possui muitos casarões e igrejas que foram financiados pelos antigos coronéis que mandavam e desmandavam na cidade e estão intactos até hoje. No local também há praias selvagens, ótimos doces, o famoso suco de cacau e a água medicinal cor-de-chocolate.
Principais pontos onde pode ser conhecida um pouco da cultura e história de Ilhéus
Museu Nossa Senhora da Piedade
Funciona em duas salas do antigo Palácio Episcopal, que foi doado às Irmãs Ursulinas. O acervo do museu é composto de mobiliário antigo, louças, castiçais, crucifixos, diversos paramentos romanos usados por padres na celebração das missas, quadros e objetos diversos e de uso pessoal de Madre Thaís, a fundadora do Instituto no Alto do Teresópolis.
Museu Regional do Cacau
Fundado em 1982 para preservar e divulgar tudo que está ligado à cultura do cacau. Tem como acervo documentos, fotografias, objetos pessoais e obras de artista regionais. Permite uma visão detalhada da cultura do cacau, do seu surgimento até o seu completo desenvolvimento. Funciona nas dependências do extinto Instituto de Cacau da Bahia.
Casa dos Artistas
Nela existem exposições permanentes, onde estão expostos quadros, são realizados vernisages, saraus literários, lançamentos de livros, peças de teatro, etc. É composta de um salão para espetáculos, salas de exposição e um mezzanino. A Casa também promove cursos de música, teatro, maquiagem teatral, etc.
Teatro Municipal de Ilhéus
Magnífico prédio inaugurado em 1932 como Cine Theatro Ilhéos, onde se apresentaram artistas famosos do Brasil e do Exterior. Passou muito tempo abandonado, quando em 1986 foi reinaugurado pelo prefeito da época. É considerado um dos melhores teatros do norte e nordeste, um privilégio para a população local.
Casa Jorge Amado
Foi construída na década de 20, e inaugurada em 1929. Foi o local onde Jorge Amado passou parte de sua vida, e escreveu o seu primeiro romance "O País do Carnaval". Hoje funciona a Fundação Cultural de Ilhéus e Casa de Jorge Amado, com vídeos sobre a vida e obra do escritor, seus livros e painéis falando de sua obra.
Vesúvio
Tem fama equivalente aos mais notórios bares de intelectuais do mundo. Reduto de Gabriela e Nacib, personagens do romance Gabriela, Cravo e Canela, nele se reuniam os coronéis do cacau. Desde sua criação, o Vesúvio passou por vários proprietários, conservando o mesmo estilo arquitetônico.
.