novembro 18, 2007

Viagem: Itacaré | Bahia - Brasil

Viagem: Itacaré | Bahia - Brasil

Treze praias paradisíacas abraçadas por coqueiros, cachoeiras, mata atlântica, riachos, areias translúcidas, e uma generosidade de águas cristalinas. Vista do alto, Itacaré parece uma miragem. No coração da Costa do Cacau, no litoral da terra do dendê e do acarajé, esta paisagem ainda intocada pelo homem repousa tranqüila nas margens da Bahia.

Por ondas fortes em algumas praias, Itacaré também é conhecida como a cidade do surf e abrigo de visitantes que buscam o equilíbrio entre o sossego e a badalação.

Itacaré é o lugar ideal para quem gosta de sol, mar, praias virgens, rios e cachoeiras. Com uma área de 730 km, com cerca de 20 mil habitantes, a cidade de Itacaré mantém as belezas da Mata Atlântica repletas de riachos que deságuam no Oceano Atlântico, relevos que vão das rochas aos morros à beira mar, reservas ecológicas e praias em forma de concha. Possui além das belezas naturais, um povo muito alegre. Seu litoral é repleto de praias belíssimas, muitas delas tão pequenas que nem aparecem em mapas ou em guias de viagem.

A cultura do cacau, durante muitos anos, desenvolvida na cidade foi preservada. A influência do fruto foi tão forte que Itacaré passou a ser incluído, também, na Costa do Cacau. Hoje vive da pesca e, principalmente, do turismo.

Os surfistas procuram suas praias de ondas fortes, enquanto os ecoturistas encontram em Itacaré praias desertas com acesso por trilhas, além de cachoeiras no meio da mata. Os próprios moradores da cidade lutam para manter as áreas verdes intactas, mostrando que têm consciência ambiental. E não só consciência ambiental, pois eles preservam costumes importantes, como a capoeira, tão praticada em Itacaré.

Caminhando pelos bairros da cidade de Itacaré, é possível observar o charme das construções históricas, como a Igreja de São Miguel, construída em 1718, e a Casa dos Jesuítas. Hoje, outras construções de época preservam suas fachadas. Porém, muitos desses casarões se transformaram em pousadas que geram bons lucros para o desenvolvimento do município.

Os bares, localizados no centro da cidade de Itacaré, estão sempre cheios de pessoas que gostam de sair à noite para curtir uma balada. Neles, é possível apreciar luaus e festas com ritmos como o forró, reggae e axé.

Itacaré mantém vivas as tradições culturais da Bahia. Várias festas folclóricas animam regularmente as ruas da cidade.

As raízes culturais e folclóricas na Bahia, de forma geral, estão intimamente ligadas à cultura negra trazida para estas terras através dos escravos como a Capoeira e o Candomblé.

Capoeira
Ao mesmo tempo arte marcial e dança, a Capoeira é a pura expressão da cultura afro-brasileira. Existem três grupos de Capoeira em Itacaré: Luanda, Filhos de Zumbi e Tribo do Porto. Todos eles praticam a Capoeira Regional e organizam treinamentos diários, freqüentados por muitas crianças e jovens, e abertos os visitantes, inclusive para cursos.

Candomblé
Sexta-feira é dia de branco na Bahia. É isso mesmo, adeptos ou não do Candomblé, já é quase uma tradição vestir-se de branco às sextas-feiras, em homenagem a Oxalá que, no sincretismo, representa Jesus Cristo. Independente de raça ou classe social, este e outros costumes trazidos por essa religião afro já estão incorporados ao dia-a-dia dos baianos.

Festa junina
As Festas Juninas são manifestações culturais e folclóricas muito fortes em Itacaré, bem como em todo o Norte e Nordeste brasileiro. Em Itacaré, durante todo o mês de junho, dá pra sentir no ar o clima de festa. Cada bairro se organiza e constrói seu "arraiá" - pequeno salão feito com bambu e coberto com palha de coqueiro - onde se dança muito forró e é possível experimentar uma série de iguarias como: licor de genipapo, canjica, munguzá e tantos outros.
.
.
.
.
.