dezembro 14, 2007

Viagem: Costa do Sauípe | Bahia - Brasil

Viagem: Costa do Sauípe | Bahia - Brasil

A Costa do Sauípe é um dos mais bem estruturados complexos turísticos privados do Brasil. Está localizada a beira-mar, com seis agradáveis pousadas e cinco grandes hotéis, de alto padrão, administrados por redes internacionais. Dispõe de estrutura para a prática de diversas atividades esportivas, como quadras de tênis profissional, campo de golfe e centro náutico. Possui também espaços voltados para a realização de eventos e convenções de grande porte.
Conhecida pela natureza exuberante, a Costa do Sauípe localiza-se em área de proteção ambiental (APA). Para que os turistas conheçam as belezas naturais, são organizados passeios ecológicos na mata, nos rios e nas praias.
A Vila Nova da Praia é uma atração à parte na Costa do Sauípe. Sua arquitetura reproduz os típicos vilarejos baianos nas fachadas das casas, lojas e restaurantes. Lá, todo dia é possível conhecer mais sobre o folclore e as artes baianas em shows musicais, danças, mostras de artistas plásticos e oficinas de artesanato.
Na Vila, alimentação não é problema: quituteiras vendendo beijus e acarajés, restaurantes e barzinhos com mesas nas calçadas disputam a atenção dos visitantes. Para quem gosta de levar lembranças de viagem, há lojas variadas, oferecendo de produtos artesanais a sofisticadas jóias. Se precisar, o turista tem ao seu dispor tendas para massagens e até uma taróloga de plantão.

Como chegar

A Costa do Sauípe fica a 80 km do aeroporto de Salvador, que recebe vôos domésticos e internacionais.
O traslado do aeroporto é oferecido por todos os hotéis. O mais indicado é optar por pacotes oferecidos pelas agências de viagem, que já incluem as passagens aéreas de ida e volta, muitas vezes com preços mais baixos.
Para os mais aventureiros, há opções como os ônibus de linha, que ligam Salvador a Praia do Forte. Outra alternativa é pegar os ônibus exclusivos que levam até a Praia de Sauípe.

Principal rodovia de acesso (a partir de Salvador): BA-099 (Linha Verde)

Atrações
  • Praia da Barra do Rio Sauípe
Com ondas fortes e areia branca, apresenta trechos com recifes que formam piscinas naturais boas para banhos. É adequada também para a pesca. No trecho próximo à margem esquerda do Rio Sauípe, a praia tem águas calmas e grande faixa de areia com barracas. Um denso manguezal cobre a outra margem do rio.

  • Natureza
A área onde fica a Costa do Sauípe é uma das mais belas do litoral baiano. Ecossistemas diversos convivem em harmonia, criando paisagens de tirar o fôlego. A fauna desse trecho do litoral também é privilegiada, com tartarugas-marinhas, baleias e pássaros raros.

  • Cultura
Na Costa do Sauípe, pode-se travar um contato íntimo com as tradições e costumes dos baianos, conhecer o trabalho dos artistas de projeção em mostras nos hotéis, apreciar os ritmos e danças nas oficinas culturais e nos shows diários da Vila Nova da Praia, degustar pratos e bebidas nos restaurantes e bares típicos e, até, participar de manifestações religiosas em um Centro Ecumênico feito para seguidores de qualquer crença.

  • Saúde e beleza
Na Costa do Sauípe, os hóspedes são convidados a desfrutar de diversas opções de passeios e de tratamentos físicos e estéticos que restabelecem a harmonia entre corpo e mente. É possível passar momentos agradáveis praticando ioga ou recebendo alguma massagem especial. Profissionais especializados em técnicas como shiatsu, aromaterapia e talassoterapia deixam os hóspedes relaxados e bem-dispostos.

  • Compras
De artesanato a jóias, de camisetas a perfumes, de quitutes a artigos esportivos, há produtos para todos os gostos na Costa do Sauípe. O principal centro de compras fica na Vila Nova da Praia. Lado a lado, as lojinhas oferecem desde souvenires até charutos e bebidas importadas. Há também lojas de roupas, padarias, barraca de sucos. Sem contar com os pró-shops em todos os centros esportivos e as lojas dos resorts.

  • Esporte
Entre um passeio e outro, é possível se divertir nas quadras de tênis, percorrer a ciclovia ou a pista de cooper, desafiar os amigos no campo de golfe, tirar umas horinhas para cavalgar pela região, aprender algum esporte aquático, malhar nas salas de fitness ou jogar futebol. Instrutores esportivos especialmente treinados estão à disposição dos turistas.

  • Costa do Sauípe Golf Links
Parte do mega-complexo Costa do Sauípe, o Costa do Sauípe Golf Links integra a oferta de campos de golfe profissionais, de 18 buracos, Par 72. Construído inteiramente sobre as dunas de areia do litoral baiano, em meio à vegetação nativa, o campo deve a essa configuração boa parte do seu diferencial. Além disso, quase todos os buracos têm vista para o mar.
Foram construídos cinco tees de saída para jogadores de todos os níveis. O campo foi instalado em área de 66 hectares, com projeto assinado pelo grupo norte-americano JMP Golf Design, de renome internacional, e responde a todas as exigências técnicas para fazer parte do circuito de torneios internacionais. O percurso total do campo atinge aproximadamente 6.900 jardas, em que se inclui o driving range, com 300 jardas para a prática do swing, e um putting green, com aproximadamente 300 m² de ondulações bem trabalhadas, que recriam as características dos greens do campo. Como área de apoio aos jogadores, foi instalada uma Club House, equipada com pró-shop, bar e vestiários. Rod. BA-099 Km 76 s/n - Linha Verde - Mata de São João – Estado da Bahia.
.
.
.
.
.