dezembro 17, 2007

Viagem: Porto de Galinhas | Pernambuco - Brasil

Viagem: Porto de Galinhas | Pernambuco - Brasil

Localizado a 60km de Recife, no município de Ipojuca, o distrito de Porto de Galinhas tornou-se um dos destinos turísticos mais procurados no Brasil. As paisagens paradisíacas de suas dez praias e o sol presente o ano inteiro fazem desse lugar o destino ideal para quem quer relaxar ou praticar esportes como o mergulho e o surfe. As praias de Porto de Galinhas geralmente têm águas transparentes e calmas, coqueirais e areias finas e claras. A formação de piscinas naturais nas praias é a melhor opção para um banho de mar tranqüilo, principalmente para as crianças, que encontram nas águas diversas espécies de peixinhos coloridos. Os amantes de esportes como surfe, windsurfe e mergulho também encontram lugares perfeitos por lá. As praias de Muro Alto, Cupe e Maracaípe e a Ilha de Santo Aleixo oferecem as melhores opções, com suas ondas mais fortes e altas. Outra atração em Porto de Galinhas são os manguezais, que compõem quase 60km de vegetação nas praias do Pontal de Maracaípe e de Camboa. Os passeios pelo mangue podem ser feitos a pé ou em caiaques e jangadas dos guias locais. Ali podem ser vistas espécies como siris, ostras, caranguejos, aratus e guaiamus. Quem chega à região logo ouve falar também do baobá gigante. Trata-se de uma árvore com mais de 400 anos, localizada no distrito de Nossa Senhora do Ó. O baobá foi plantado por escravos e seu tronco é tão grosso que são necessárias 20 pessoas para conseguir abraçá-lo. De setembro a março as estrelas de Porto de Galinhas são as tartarugas-marinhas. As espécies chegam à região para desova e os ninhos ficam localizados entre a região do Pontal de Maracaípe e a praia de Muro Alto. Em cada ninho são depositados aproximadamente 120 ovos e o nascimento dos filhotes acontece à noite. Além das atrações do dia, Porto de Galinhas é puro charme também à noite. Um dos lugares mais visitados é a Vila de Todos os Santos, importante pólo gastronômico localizado na praia de Maracaípe. Lá estão as melhores opções para quem não dispensa a boa culinária. Para dançar, a dica são as boates e os bares de Porto de Galinhas, que geralmente têm bandas tocando ao vivo.

Atrações
  • Engenho Gaipió
O Engenho Gaipió fica a 17km de Ipojuca. Em perfeito estado de conservação, ele revela como viviam os senhores de engenho do século XIX. Possui um imponente casarão com toda a mobília, louças e peças do século XIX. O lugar marcou a história pernambucana quando em 1848 foi palco de um dos episódios da Revolução Praieira. Seguindo adiante, é possível chegar ao Rio Gaipió e ao Morro da Pedra Selada, outros dois grandes atrativos da região.

Praias
  • Gamboa
Localizada ao norte de Porto de Galinhas, Gamboa é uma praia de beleza inconfundível. O ambiente é quase deserto, cercado por coqueiros e com águas claras e mornas que formam piscinas naturais perfeitas para o banho.

  • Muro Alto
O belo paredão de areia e coqueiros deu nome à praia, onde se chega somente de bugue. Arrecifes, piscinas naturais e a brisa da costa pernambucana completam a beleza dessa praia, onde estão localizados os resorts de Porto de Galinhas.

  • Cupe
Cupe é mais uma boa opção de lazer de Porto de Galinhas. Suas ondas fortes são redutos para os surfistas, que ali realizam competições com freqüência. Nessa praia, formada por areia batida, está a maioria dos hotéis da região.

  • Porto de Galinhas
A praia de Porto de Galinhas é ideal para quem quer relaxar e também para o banho, especialmente para crianças. Aqui os peixes coloridos podem ser vistos facilmente nas águas transparentes das piscinas naturais formadas pelas águas mornas do mar.

  • Maracaípe
É o lugar ideal para quem gosta de badalação, com boas ondas para a realização de grandes campeonatos de surfe. É nessa praia também que o visitante pode saborear as delícias da culinária pernambucana, na charmosa Vila de Todos os Santos. Outra beleza local é o Pontal de Maracaípe, onde as águas do rio se encontram com as do mar, compondo ambientes perfeitos para um passeio de jangada, lancha ou caiaque, além das trilhas e das águas calmas para o banho. Quem chega a Pontal não pode deixar de visitar, ainda, o Projeto Hippocampus para conhecer o habitat do cavalo-marinho.

  • Enseadinha
Arrecifes e corais formam as famosas piscinas naturais dessa praia, com águas calmas e ondas fracas, ideais para banho.

  • Pontal de Serrambi
Para quem quer conhecer os encantos do fundo do mar, as águas de Pontal do Serrambi são perfeitas, pois são muito claras e nelas estão naufragadas embarcações onde habitam diversas espécies marinhas. A 100 metros da praia, a grande formação de corais proporciona grandes ondas aos surfistas.

  • Cacimbas
A praia de Cacimbas possui uma formação de recifes de arenito de 50 metros de largura e, quando a maré sobe, uma grande piscina natural de águas mornas se forma no lugar. Pequenas grutas esculpidas pelas águas do mar e um extenso coqueiral completam as belezas locais.

  • Toquinho
Muito parecida com a Praia de Muro Alto por causa da formação da barreira de recifes, a praia de Toquinho ainda tem outro atrativo: o encontro das águas do mar com as do Rio Sirinhaém. Ondas fortes, areia batida e o coqueiral compõem o cenário. Saindo de Toquinho, é possível chegar à Ilha de Santo Aleixo, um dos lugares mais procurados na região para a prática de mergulho.

Compras
  • Artesanatos
Em Porto de Galinhas há várias lojas que vendem peças artesanais feitas na região. Os materiais usados são tipicamente nordestinos e retratam a cultura do povo pernambucano.
.
.
.
.
.