julho 07, 2008

O Golfe no Brasil

O Golfe no Brasil

O golfe é o esporte que mais cresce no mundo: 10% ao ano. É também o esporte que apresenta menor índice de desistência entre os iniciantes: de cada 10 pessoas, 8 continuam a jogar. A palavra golfe provém do inglês golf – que, por sua vez, vem do alemão kolb –, que significa taco. A origem desse esporte cheio de elegância tem várias versões. Mas uma das mais prováveis é que os escoceses o tenham criado por volta de 1400.

Suas regras, tal qual são conhecidas hoje, foram definidas no século XVIII, no ano de 1744, na cidade de Edimburgo, na Escócia. E o jogo consiste em sair de um local determinado, em campo aberto, e embocar a bola com o menor número de tacadas possível, em buracos estrategicamente colocados em distâncias variadas. Normalmente é disputado em percursos de 18 buracos; e quem totalizar o menor número de tacadas ao término dos 18 buracos é o grande campeão.

O golfe pode ser jogado individualmente ou em grupos de dois a quatro jogadores, e tem como particularidade a ausência de um "adversário" propriamente dito; o único adversário do golfista é o próprio campo, uma vez que não há nada que ele possa fazer no sentido de dificultar o desempenho de outros jogadores. O resultado depende de seu esforço individual e sorte, e cada golfista luta para baixar a sua pontuação total no campo. Em competições oficiais, é proibido um golfista falar com outros jogadores acerca do jogo.

A chegada do esporte ao Brasil ocorreu de forma bem curiosa. No final do século XIX, engenheiros ingleses e escoceses que construíam a Estrada de Ferro Santos–Jundiaí convenceram monges beneditinos a ceder parte do terreno do Mosteiro de São Bento para a construção do primeiro campo de golfe do país, na região atualmente situada entre a Estação da Luz e o Rio Tietê.

A expansão da cidade em direção ao rio obrigou a transferência do campo, em 1901, para um local próximo à confluência das avenidas Paulista e Brigadeiro Luiz Antônio. O local, até hoje, é denominado "Morro dos Ingleses", devido aos tais "ingleses" que jogavam golfe por lá.

Em 1957, representantes do Royal & Ancient Golf Club of Saint Andrews – considerado o berço do golfe – e da United States Golf Association reuniram-se em Washington para organizar o primeiro campeonato mundial por equipes. O Brasil foi convidado a participar por meio de Seymour G. Marvin, na época único brasileiro sócio de Saint Andrews.

E o Brasil marcou presença no World Amateur Team Championship em Saint Andrews, na Escócia, com a equipe formada por Humberto de Almeida, Raul Borges, Sylvio Pinto Freire Jr. e João Barbosa Correa, capitaneada por Seymour. Até os dias atuais, o Brasil e os Estados Unidos são os dois únicos países que participaram de todos os campeonatos mundiais.

O Brasil tem hoje 62 campos de golfe oficiais e passa por um período de franca expansão do esporte, graças ao desenvolvimento de novos projetos e ações de marketing que visam a propagar o golfe em todo o país.

A exemplo do que acontece em outros países, o golfe está em grande expansão no Brasil. A diretoria da Federação Paulista de Golfe e as federações dos Estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Paraná estão desenvolvendo diversos projetos para ampliar o esporte no país.
.
.
.
.
.