Turismo e Viagem: Araxá | Minas Gerais - Brasil
Localizada no Oeste do Estado de Minas Gerais, Araxá é uma cidade que abriga algumas das mais relaxantes atrações turísticas do Brasil. É lá que se encontram as famosas fontes termais e sulfurosas, onde é possível banhar-se em águas terapêuticas. As chamadas Termas de Araxá ficam nas proximidades da cidade, e estão ligadas ao Tropical Grande Hotel por uma galeria suspensa com aproximadamente 100 metros. De lá a vista é inesquecível.
O hotel foi construído em 1944 e foi um dos maiores símbolos do desenvolvimento econômico da cidade. Os detalhes da época estão nos espelhos bem trabalhados, nos pisos de mármore de carrara e nos grandes lustres que embelezam os salões de baile. Os belos jardins foram planejados pelo paisagista Burle Marx.
A cidade é famosa ainda por ter sido moradia de Dona Beja, uma cortesã ousada e respeitada na cidade. Exuberante e luxuosa, a moradora ilustre deixou suas histórias registradas em Araxá. O antigo casarão de Dona Beja foi transformado em museu por Assis Chateaubriand e, atualmente, exibe algumas peças particulares de Beja, que costumava tomar banho numa fonte da cidade. Além das belezas e encantos naturais, a cidade de Araxá é um destino com museus e igrejas antigas, construídas por volta do século XIX.
A Capela de São Sebastião, erguida em estilo colonial, é um exemplo. O local abriga também um museu sacro. Quem visita a cidade também conhece as mais belas peças artesanais feitas em tear e as delícias da culinária mineira, como os doces em compota e os biscoitos. As ruas aconchegantes de Araxá são emolduradas pela beleza da Serra da Bocaina, com picos que chegam a 300 metros de altura. O clima e o relevo são ideais para a prática de esportes de aventura, como o vôo livre.
Atrações
Complexo do Barreiro
Localizado a seis quilômetros do centro de Araxá, o Complexo do bairro do Barreiro é um dos lugares mais visitados na cidade. É lá que se encontram as famosas fontes de águas minerais radioativas e sulfurosas. O conjunto arquitetônico do lugar, que inclui o Grande Hotel e Termas de Araxá, é tombado pelo governo mineiro e tem grande valor histórico, cultural e artístico para o Brasil. No Complexo o visitante poderá passear ainda por bosques, lagos, praças e pelos jardins especialmente projetados por Burle Marx.
Ruína do Hotel Rádio e Matas da Cascatinha
O local onde foi construído, em 1919 o mais antigo hotel de Barreio, é hoje um belo parque para lazer e diversão. São pistas para caminhada e ciclismo, mirantes e pomares, com diversificada fauna e flora. De lá, é possível ter acesso à Mata da Cascatinha, um refúgio ecológico da região. O hotel ficou famoso por ter hospedado por várias vezes o pai da aviação, Alberto Santos Dumont.
Cachoeira Argenita
Belíssima cachoeira com queda de 40 metros, formada a partir do rio São João. Para chegar até lá é preciso pegar a estrada para Sacramento, no município de Ibiá, e ser acompanhado por um guia local.
Fonte Andrade Júnior
A fama do poder de cura das águas que jorram nessa fonte é conhecida desde o século XIX. A água é indicada para tratamento de diabetes, obesidade, problemas gástricos, reumatológicos, urológicos, hepáticos, dentre outros.
Fonte Dona Beja
Esse lugar ficou famoso porque Dona Beja costumava banhar-se nua ali. A fonte nasce de uma rocha e suas águas têm propriedades radioativas.
Museu Dona Beja
O casarão construído no início do século XIX foi uma das residências de Dona Beja e abriga, desde 1965, um museu e uma cafeteria. Um lugar aconchegante para um café e uma conversa com os amigos.
.